5 dicas para redecorar a casa para o fim de ano

Se você deseja modificar os ambientes para o fim de ano sem reformas, investir em móveis soltos é uma ótima alternativa. Isso porque, segundo Luciana Mendes, CEO da La Decora (plataforma on-line de projetos de decoração), esses itens podem ter várias funções no mesmo ambiente, trazendo praticidade e economia de tempo e dinheiro. Por isso, a seguir, a especialista indica como decorar os espaços com estes itens. Confira!

1. Invista em móveis funcionais Um planejamento de seleção é o primeiro passo para decorar ambientes com peças soltas, uma vez que já prevê a composição dos objetos no imóvel. Dentro dessa lógica, Luciana Mendes ressalta a importância de começar escolhendo peças funcionais. “Se estiver mobiliando a sala, por exemplo, definir o posicionamento do sofá e do móvel da TV é o ideal. Depois disso, já é possível partir para itens decorativos, como painel, mesa de canto, poltrona, luminária, dentre outros”, explica.

2. Escolha as peças de acordo com a cor da base Conforme Luciana Mendes, o ponto de partida para selecionar uma paleta de cores correta é definir o tom da base – como bege, cinza e branco – e, assim, começar a seleção dos móveis a partir dessa escolha. “Sofás, poltronas, cortinas e almofadas devem sempre seguir o fundo-base nos sobretons, já que os tecidos serão os responsáveis pela composição. Com essa definição, a pessoa pode trabalhar a sua personalidade no espaço com mais facilidade”, pontua.

3. Anote as medidas dos ambientes A profissional destaca que um dos principais erros ao lidar com móveis soltos é a medida incorreta. “A dica é ter sempre em mãos os números do ambiente para acertar na compra das peças”, afirma. “Dentro desta lógica, é importante se atentar à mistura de tonalidades de madeira e MDF, que podem não só influenciar o uso das cores, como a escolha de peças com os tamanhos ideais para a estrutura. Por essa razão, a sugestão é sempre optar por dois tons complementares”, complementa.

4. Crie ambientes versáteis  Crie ambientes versáteis com móveis soltos, que podem ser facilmente reposicionados conforme suas necessidades. Para isso, utilize estantes abertas, biombos ou mesas para dividir ou integrar espaços sem intervenções permanentes. Essa flexibilidade é ideal para adaptar o ambiente para diferentes ocasiões, como reuniões ou momentos de relaxamento, tanto no fim de ano quanto nas demais datas. 

5. Compre em lojas especializadas Por fim, Luciana Mendes destaca a importância de buscar lojas especializadas em móveis soltos. "As composições com os produtos de uma mesma marca geralmente resultam em ambientes mais harmoniosos", afirma. Ela acrescenta que os móveis soltos são cada vez mais procurados. "Atualmente, muitas empresas estão investindo no segmento de peças soltas devido à popularização dessa tendência entre os consumidores mais jovens [...]", finaliza.