5 mitos e verdades sobre clareamento dental 

A busca por clareamento dental vem crescendo muito nos últimos anos e, com isso, o aparecimento de produtos milagrosos que prometem branquear os dentes. No entanto, não são todos os métodos que funcionam e alguns podem até prejudicar a saúde bucal. Por isso, Bruna Conde, cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, esclarece os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira!

1. Pastas de carvão ativado servem como clareador Mito. Além de não conter os ingredientes necessários para combater cáries, são extremamente abrasivas. Isso pode gerar desgastes para o esmalte dentário, causar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental. E, para quem possui restaurações nos dentes, produtos com carvão podem manchar e causar uma pigmentação escura.

2. Pó de carvão pode tirar o esmalte do dente Verdade. Não existe evidência científica nem protocolos que orientem a utilização desses produtos. Os riscos associados à aplicação são elevados, pois a sensação de clareamento que ele provoca vem da remoção de parte do esmalte dentário. Isso porque ele é abrasivo e corrosivo, causando grandes desgastes.

3. Bicarbonato ajuda a clarear os dentes Mito. De acordo com Bruna Conde, o bicarbonato apenas retira as manchas superficiais dos dentes. “O bicarbonato é uma substância altamente abrasiva e pode auxiliar a tirar manchas superficiais dos dentes, o que causa a impressão de clareamento. Porém, o produto pode prejudicar seus dentes, removendo a proteção natural, causando extrema sensibilidade e desgaste dentário”, alerta a profissional.

4. O clareamento deve ser realizado somente se o dente estiver saudável Verdade. Bruna Conde ressalta que antes de cuidar da estética é importante estar atento à saúde dos dentes. “Só pode fazer clareamento em gengiva saudável. Sem acúmulo de cálculo/tártaro dental, placa bacteriana, cáries e restaurações deficientes. Primeiro cuidar da saúde para depois pensar em estética. Até porque dente não clareia se não estiver saudável”, ressalta a dentista.

5. Não é recomendado fazer clareamento sem consultar um especialista Verdade. Utilizar produtos sem a recomendação de um especialista não é a melhor solução e, se você já possui um certo desgaste nos dentes e na região próxima à gengiva, os riscos são ainda maiores. “Uma pessoa preocupada com manchas ou dentes amarelados deve consultar um dentista especialista e capacitado em resolver concretamente e de forma segura esse problema”, conclui a cirurgiã-dentista.