5 motivos para incluir o badminton na rotina de exercícios 

Originário da Índia e uma modalidade olímpica, o badminton é um esporte praticado em uma quadra com duas raquetes e uma peteca. A prática é conhecida por oferecer diversos benefícios à saúde. Por isso, Pedro Vasconcellos, professor de Educação Física e especialista na modalidade, elenca alguns motivos para apostar na atividade. Confira!

1. Melhora a função cardiorrespiratória  Esta modalidade esportiva envolve uma combinação de movimentos rápidos, saltos e mudanças de direção, o que aumenta a frequência cardíaca, melhora o sistema circulatório e fortalece o coração.

2. Favorece a perda de peso  Praticar badminton regularmente, combinado com uma dieta balanceada, pode resultar em uma perda de peso eficaz e sustentável. A quantidade de calorias queimadas durante o jogo pode variar, mas geralmente uma pessoa pode queimar entre 216 e 413 calorias por hora, dependendo da intensidade e do peso corporal do praticante.

3. Tonifica os músculos  Durante uma partida, vários grupos musculares são trabalhados de forma intensa e dinâmica, como pernas, braços e costas, pois a prática exige movimentos rápidos, giros e golpes que ajudam a tonificar e fortalecer os músculos. 

4. Desenvolve a coordenação motora  Esse esporte envolve uma série de movimentos que exigem a interação precisa de várias habilidades motoras, como equilíbrio, coordenação entre mão e olho e controle, que combinados melhoram a coordenação motora tanto de crianças quanto de adultos que desejam aprimorar as suas habilidades. 

5. Aumenta a autoestima  Além dos benefícios citados anteriormente, o badminton aumenta a serotonina, a autoestima e o bem-estar e promove o melhor relacionamento entre pessoas, pois é jogado em grupos, o que proporciona oportunidade de socialização, e estabelece o alcance de metas, como vencer um torneio ou melhorar uma técnica específica.