5 motivos para inserir o espinafre na alimentação

O espinafre é um vegetal amplamente cultivado e apreciado por seu sabor e versatilidade na cozinha. Originário da Pérsia, destaca-se por suas folhas verde-escuras e pelo perfil nutricional rico, tornando-se presença frequente em diferentes tipos de dieta. Além de acessível, é uma excelente fonte de nutrientes que proporcionam inúmeros benefícios ao organismo. A seguir, a nutricionista Adriana Stavro lista alguns deles!

1. Ajuda no controle da pressão arterial O potássio presente no espinafre ajuda a controlar a pressão arterial ao neutralizar os efeitos negativos do sódio, promovendo a excreção de sódio pelos rins e relaxando os vasos sanguíneos.

2. Favorece a saúde ocular O espinafre contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos contra danos da luz azul e reduzem o risco de degeneração macular e catarata.

3. Ajuda no controle do peso Rico em fibras e com baixa densidade calórica, o espinafre pode ajudar no controle do peso ao proporcionar saciedade com poucas calorias.

4. Auxilia no controle do diabetes O espinafre contém um antioxidante conhecido como ácido alfa lipóico, que reduz os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e previne alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

5. Baixo em FODMAPs O espinafre é uma ótima opção para pacientes com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos, pois é baixo em FODMAPs (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis), tipos de carboidratos que podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.