5 práticas de yoga para ajudar a controlar a ansiedade 

Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com ansiedade, com aproximadamente 18,6 milhões de pacientes. Nesse cenário, a professora de yoga, Bruna Tiboni Kaiut, especializada no Método Kaiut Yoga, destaca que a prática regular da atividade pode auxiliar no tratamento desta condição. Veja como!

1. Percepção da respiração  Segundo Bruna Tiboni Kaiut, observar a respiração é a chave para entender e enfrentar a ansiedade. "Uma técnica simples que ajuda a controlar a ansiedade é sentar-se confortavelmente com as pernas cruzadas, colocar uma mão no peito e outra no abdômen. Inspire pelo nariz, sentindo o abdômen subir; expire pela boca, esvaziando os pulmões lentamente. Repita por alguns minutos, focando na respiração calma", ensina.

2. Meditação A prática regular de meditação oferece vários benefícios para a saúde mental. "Sentado, feche os olhos e respire profundamente pelo nariz. Depois, expire suavemente pela boca, focando em observar as sensações do seu corpo e das articulações. Repita esse ciclo de respiração lenta e consciente, focando apenas na sensação da sua respiração. Se distrair, não se preocupe, apenas traga novamente a sua atenção de volta à respiração", recomenda Bruna Tiboni Kaiut.

3. Viparita Karani  Essa postura de yoga restaurativa oferece a sensação de relaxamento profundo. "Deite-se próximo a uma parede e eleve as pernas, apoiando-as na parede. Descanse os braços ao lado do corpo, relaxe e respire profundamente. Fique nesta posição entre 5 e 10 minutos, enquanto se sentir confortável. Essa asana é importante para ajudar a ter um sono mais tranquilo", explica a professora.

4. Virasana Essa é outra postura que ajuda a relaxar e a reduzir os sintomas da ansiedade, pois promove a sensação de calma. "Para realizá-la, ajoelhe-se, mantendo os joelhos e os pés unidos, sente-se entre os pés, mantendo sempre a coluna relaxada e a respiração lenta e profunda", recomenda a especialista.

5. Baddha Konasana Essa postura trabalha a abertura dos quadris e o alongamento da parte interna das coxas, promovendo relaxamento e equilíbrio mental. "Para essa posição, sente-se com a coluna relaxada, coloque as solas dos pés unidas e os joelhos dobrados para fora, permita que eles caiam para os lados. Essa posição também pode ser combinada com técnicas de meditação e pranayama", ensina Bruna Tiboni Kaiut.