6 benefícios da atividade física para a imunidade

Pesquisas têm mostrado que as atividades físicas são ótimas aliadas do sistema imunológico. Segundo o professor Emerson Vilela, diretor técnico da Mevilela Assessoria Esportiva, a prática aumenta o número de glóbulos brancos no sangue, responsáveis pela defesa natural do organismo. A seguir, confira outros bons motivos para incluir o hábito na rotina!  

1. Ajuda a combater doenças A prática da atividade física é fundamental no caso de doenças crônicas, como o diabete mellitus, e ainda diminui o risco de outras, como a gripe. Isso porque os exercícios ajudam o organismo a liberar substâncias como a endorfina, o cortisol e a insulina, que fazem bem ao sistema imunológico. 

2. Reduz o estresse A redução do estresse está ligada à concentração durante a atividade e a liberação de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de prazer. Isso faz com que o organismo se fortaleça e não fique tão suscetível a diversas doenças.

3. Atua em processos infecciosos Conforme o Dr. Octacílio da Matta, especialista em medicina esportiva, a atividade física melhora a qualidade das hemácias e das células primárias de defesa do organismo, quando esse se encontra diante de processos infecciosos sistêmicos que podem prejudicar a saúde.

4. Diminui o nível de gordura no corpo  Emerson Vilela explica que, além do ganho de massa magra e diminuição da gordura, o exercício físico melhora o humor, diminui o estresse, combate o sedentarismo e melhora o desempenho em várias atividades. 

5. Melhora a capacidade cardiovascular  Praticar exercícios fortalece o coração. Isso porque, segundo o Dr. Benjamin Apter, especialista em ortopedia, o hábito faz com que o órgão trabalhe mais para bombear o sangue para os demais órgãos e músculos.

6. Previne doenças circulatórias  Para o Dr. Octacílio da Matta, a atividade física é a melhor indicação para ajudar na prevenção de doenças circulatórias, pois aumenta o fluxo sanguíneo para os tecidos, prevenindo o acúmulo de placas nas artérias e reduzindo o risco de varizes e cardiopatias.