Uma das funções do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam no processo de digestão. No entanto, uma alimentação inadequada pode comprometer seu funcionamento e causar diversos problemas. Para preservar a saúde desse órgão, é fundamental seguir uma dieta equilibrada com alimentos que favoreçam seu bom funcionamento, como indica o nutrólogo Sandro Ferraz. Confira!
1. Cereais integraisOs cereais integrais fornecem vitaminas, minerais e proteínas úteis para a manutenção do processo metabólico, limitando os picos de açúcar e evitando desequilíbrios na produção de insulina, fatores que estressam o pâncreas.
2. Mirtilo, cereja e uva vermelhaSão fundamentais para o bom funcionamento do pâncreas e ajudam a curar lesões pancreáticas e hepáticas. Contribuem também para a preservação da saúde das células pancreáticas.
3. IogurtesSão essenciais na manutenção do sistema imunológico e digestivo, o que evita a sobrecarga do pâncreas.
4. Aipo, alho e cebolaAjudam a limpar o organismo. O aipo, por exemplo, é muito eficaz na luta contra o câncer de pâncreas. A cebola tem ação alcalinizante e o alho, antibiótica.
5. CanelaTem ação termogênica, ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada, contribui para reduzir o colesterol LDL e melhora o funcionamento do pâncreas.
6. GrãosFeijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas.
7. VegetaisCouve, repolho, brócolis, nabo, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e protegem a atividade pancreática.