7 atividades físicas para ajudar a eliminar gordura abdominal 

Reduzir a gordura abdominal é essencial não apenas por razões estéticas, mas também para a saúde. De acordo com o médico especialista em medicina esportiva Benjamin Apter, o acúmulo de gordura nessa região apresenta possível relação com o aumentado de doenças cardiovasculares. Para combater esse problema, é necessário mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos regularmente. A seguir, confira quais atividades incluir no seu treino!

1. Caminhada  A caminhada pode ajudar na perda de gordura abdominal, visto que aumenta o gasto calórico, acelera o metabolismo e reduz o estresse. Também fortalece os músculos abdominais e melhora a saúde geral. Quando alinhada a uma dieta equilibrada, outros tipos de exercícios e hábitos saudáveis, o seu resultado é mais eficaz.

2. HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade)  O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, também chamado de HIIT, consiste em alternar entre períodos de exercícios intensos e curtos períodos de descanso. Essa abordagem aumenta a taxa metabólica e queima mais calorias em um curto período, promovendo a perda de gordura abdominal.

3. Natação A natação é um excelente exercício cardiovascular e ajuda a queimar calorias de forma eficiente. Ao nadar, o corpo utiliza uma grande quantidade de músculos, o que aumenta o gasto energético e promove a queima de gordura. Além disso, a resistência da água exige mais esforço do corpo, intensificando o treino e potencializando os resultados.

4. Levantamento de peso  O levantamento de peso aumenta a massa muscular, o que eleva o metabolismo basal, ajudando a queimar mais calorias mesmo em repouso. Além disso, exercícios de resistência promovem a liberação de hormônios que favorecem a queima de gordura, como o hormônio do crescimento e a testosterona.

5. Exercícios de calistenia  A calistenia combina exercícios de resistência com o peso do corpo, promovendo o fortalecimento muscular e o aumento do metabolismo. Esses exercícios, como flexões, barras e agachamentos, elevam a frequência cardíaca, facilitando a queima de calorias e gordura.

6. Ciclismo  Quando praticado regularmente, o ciclismo estimula o sistema cardiovascular, promovendo a queima de gordura como fonte de energia, especialmente quando combinado com uma alimentação equilibrada. A atividade também ajuda a tonificar os músculos do abdômen e das pernas, contribuindo para uma melhor definição corporal.

7. Pular corda  Essa prática envolve movimentos que ativam diversos grupos musculares, especialmente os da região central do corpo, ajudando a tonificar e fortalecer a musculatura abdominal. Além disso, eleva a frequência cardíaca, o que melhora a queima de calorias.

Consulte um especialista  Segundo Benjamin Apter, para saber a real necessidade de emagrecimento e as atividades mais compatíveis com a sua capacidade física, é muito importante consultar um especialista. Isso porque “o médico vai definir com o aluno os objetivos, preferências, condição física e clínica”, conclui o profissional.