7 benefícios do café para quem pratica atividade física 

Além de delicioso, o café oferece diversos benefícios para quem pratica exercícios físicos, principalmente quando consumido antes do treino. Inclusive, é um verdadeiro estimulante natural para o corpo. A seguir, confira os motivos para tomar a bebida antes da atividade física! 

1. Aumenta o desempenho físico  A cafeína é um estimulante para o sistema nervoso central. Por isso, muitas pessoas consomem o café para se manterem dispostas. Isso acontece porque, apesar do efeito temporário, a substância faz as pessoas se sentirem com mais energia.

2. Auxilia na queima de gordura  De acordo com a nutricionista Juliana Wood, o café é um dos poucos alimentos naturais que auxiliam na queima de calorias. Ele acelera o metabolismo e aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a performance durante os exercícios físicos.

3. Possui efeito antioxidante O café é uma importante fonte de antioxidantes e contém diversos nutrientes. A especialista explica que "as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias [do café] melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares".

4. Favorece a recuperação muscular  A cafeína atua como um importante agente para a recuperação muscular, pois facilita a ressíntese de glicogênio muscular (restauração de estoque de glicogênio), reduzindo a dor, aumentando a resistência e evitando a fadiga.

5. Melhora o foco e a concentração  Praticar exercícios físicos exige muito foco e concentração, afinal é preciso executar os movimentos com precisão para que gerem resultados. Nesse sentido, a cafeína é uma excelente aliada, pois estimula as funções mentais e cognitivas.

6. Reduz a percepção de esforço A cafeína é capaz de diminuir a percepção de esforço durante a atividade física. Isso faz com que o exercício pareça menos difícil, o que pode levar a um melhor desempenho, já que é possível se exercitar por mais tempo e com mais intensidade. 

7. Melhora a respiração  A respiração também pode ser favorecida pela bebida, visto que a cafeína ajuda a dilatar as vias respiratórias, facilitando a entrada de ar nos pulmões, assim melhorando a capacidade respiratória durante os exercícios físicos.

Cuidado com o consumo exagerado  É importante consumir cafeína com moderação, pois o exagero pode levar a efeitos colaterais indesejados, como nervosismo, insônia e aumento da frequência cardíaca. Consultar um profissional de saúde também é aconselhável antes de fazer alterações significativas na dieta ou no consumo da bebida.