7 benefícios do limão para a saúde 

O limão, uma das frutas cítricas mais versáteis, é um verdadeiro aliado da alimentação saudável. Além de seu sabor refrescante, ele possui propriedades nutricionais que fortalecem o sistema imunológico, apoiam a digestão e promovem a saúde cardiovascular. Mas esses não são seus únicos benefícios. A seguir, confira outros 7 motivos para incluir essa fruta poderosa na sua dieta!

1. Alto teor de vitamina C O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo nas células. A ingestão adequada desse nutriente melhora a função imunológica, reduz a inflamação e contribui para a saúde cardiovascular ao diminuir os níveis de colesterol ruim.

2. Propriedades antibacterianas e antifúngicas  O limão tem uma longa história de uso tradicional para o tratamento de infecções. “É  conhecido por ser uma rica fonte de vitamina C e por auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Porém, essa fruta também possui propriedades antibacterianas que melhoram sintomas da dor de garganta”, afirma a nutricionista Solange Ventura.

3. Efeito desintoxicante e digestivo O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de bile no fígado, facilitando a digestão das gorduras e a eliminação de toxinas. “O suco de limão antes das refeições é suficiente para manter uma boa digestão. Estudos mostraram que a vitamina C, contida nesse alimento, aumenta a absorção da vitamina B, encontrada em carnes e verduras”, conta a nutricionista. 

4. Ajuda a combater gastrite Segundo Solange Ventura, o consumo do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no nosso corpo. “Além disso, o ácido cítrico se oxida, atuando como uma base, que, junto a outros componentes do limão, controla a acidez estomacal e elimina resíduos, regenerando os tecidos inflamados. Contudo, cabe salientar que o indivíduo com gastrite deve procurar um médico”, afirma.

5. Proteção contra anemia A vitamina C presente no limão melhora a absorção de ferro não heme, o tipo encontrado em alimentos vegetais. Quando combinado com fontes de ferro, como espinafre e leguminosas, o consumo dessa fruta pode aumentar a biodisponibilidade desse mineral, reduzindo o risco de anemia, particularmente em vegetarianos e veganos.

6.  Apoio à saúde cardiovascular Os antioxidantes e os compostos anti-inflamatórios presentes no limão, como vitamina C e flavonoides, têm contribuição relacionada à redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. Uma revisão publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition indica que o consumo regular de vitamina C está associado a níveis reduzidos de pressão arterial, melhora do perfil lipídico e menor risco de eventos cardiovasculares.

7. Ação anti-inflamatória A inflamação crônica é um fator subjacente em muitas doenças degenerativas, incluindo artrite, câncer e doenças cardíacas. Os flavonoides presentes no limão, em particular a naringenina, possuem propriedades anti-inflamatórias comprovadas. Por isso, o seu consumo regular é capaz de reduzir a inflamação sistêmica, protegendo as células dos danos causados por inflamação crônica.