Gerenciar o estresse é importante para manter a saúde física e mental. Isso porque, se não controlado, ele pode prejudicar o organismo. A seguir, especialistas explicam como isso acontece!
1. Inflamação da peleSegundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, o estresse é um grande inimigo da saúde da pele, pois favorece o surgimento precoce de sinais da idade, como rugas e flacidez, além de espinhas.
2. Crescimento dos cabelosConforme a dermatologista Dra. Jaqueline Zmijevski, níveis altos do hormônio cortisol impedem o crescimento dos fios e interferem no processo de queda e embranquecimento dos cabelos.
3. InfertilidadeSegundo o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução, altos níveis de estresse podem tornar as chances de um casal engravidar menores, pois interfere na produção de hormônios.
4. Redução da circulação sanguíneaA cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita explica que, quando estamos sob estresse, nosso fluxo sanguíneo diminui devido à liberação de hormônios como cortisol e adrenalina.
5. Elevação da pressão arterialA nefrologista Dra. Caroline Reigada explica que o estresse favorece a elevação da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o aumento dos níveis de gorduras e açúcar no sangue
6. Sobrecarga dos rinsOutro órgão vital gravemente afetado pelo estresse é o rim. “Condições de estresse crônico provocam a excreção de fosfato em níveis fora do padrão, o que prejudica a função renal", diz a Dra. Caroline Reigada.
7. Doenças bucais Conforme o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, o efeito pró-inflamatório desencadeado pelas substâncias produzidas pelo organismo em momentos de estresse favorece o surgimento de doenças periodontais.