7 dicas para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo 

Um dos desafios ao educar um cachorro é ensiná-lo a fazer xixi no local correto, e não pela casa inteira. Mas não se preocupe: é possível fazer isso e com pets de qualquer idade. Para isso, basta seguir algumas dicas simples, como indica a veterinária Fernanda Penha Dias. Confira! 

1. Espalhe jornais pela casa No caso dos filhotes, a veterinária indica espalhar tapetes higiênicos ou jornais em vários pontos da casa que o pet terá acesso. “E quando ele fizer xixi no lugar errado, leve-o até o banheiro mais próximo do local onde ele urinou”, ensina. 

2. Retire os tapetes dos ambientes Outra dica da veterinária é retirar todos os tapetes da casa, pois os cães têm instinto de urinar em superfícies fofas por conta da absorção. “Para eles, é como fazer xixi na terra”, explica Fernanda Penha Dias. 

3. Reduza os espaços para urinar Aos poucos, diminua a quantidade de banheiros espalhados pela casa, e vá direcionando o cachorro até o local em que você deseja que ele urine. Isso mostrará a ele onde é o lugar correto para fazer suas necessidades e ajudará a reforçar esse hábito de maneira consistente. 

4. Nunca dê bronca Evite brigar com o cachorro quando ele fizer xixi no lugar errado, pois isso prejudica o aprendizado. “Caso isso aconteça, limpe o local sem que ele veja e aplique repelentes para cães. Alguns animais viciam em determinados lugares”, orienta a veterinária.

5. Crie um comando de ação  Os cachorros são animais que gostam de receber comando para realizarem tarefas e ficam felizes quando acertam o que foi ordenado. Por isso, crie uma palavra de ação, como "xixi", e diga ela toda vez que sentir que o animal está com vontade de ir ao banheiro. 

6. Estabeleça uma rotina  Criar uma rotina para o cachorro facilita o aprendizado. Assim, defina horários para as suas atividades, como a hora de ir passear, isso ajuda o animal a entender que este também é o momento de fazer as suas necessidades.

7. Recompense o bichinho  Segundo Fernanda Penha Dias, os filhotes não têm o costume de irem muito longe para fazerem as necessidades. Para eles, é natural se aliviar no meio de uma brincadeira agitada. "Se o banheirinho estiver bem perto deles e se eles já tiverem sido recompensados com petisco ou uma festa, dificilmente eles farão fora do alvo”.