Alguns alimentos e hábitos do dia a dia podem auxiliar nas funções cognitivas cerebrais. Outros, porém, se transformam em grandes vilões. A seguir, as nutricionistas Fernanda Alves e Gabriela Taveiros explicam o que evitar!
1. Ingestão excessiva de cafeínaA ingestão excessiva de cafeína, presente no café, refrigerantes à base de cola,chocolatee alguns chás, é prejudicial, pois ela é um estimulante do sistema nervoso.
2. Consumo exagerado de alimentos O consumo exagerado de alimentos, principalmente dos industrializados, causa o endurecimento das artérias do cérebro, diminuindo a capacidade mental.
3. NicotinaEssa substância tóxica presente no cigarro pode causar a diminuição encefálica, com a aceleração da morte de alguns neurônios, o que facilita o aparecimento do Alzheimer.
4. Ingerir muito açúcar O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes, causando má nutrição e podendo interferir no desenvolvimento do cérebro.
5. Noites mal dormidas O ato de dormir permite ao cérebro descansar. Todavia, a falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células cerebrais.
6. PoluiçãoO cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Por isso, inalar ar contaminado ou poluído reduz sua oxigenação, provocando uma diminuição na eficiência cerebral.
7. Tecnologia em excesso O acesso a um alto volume de informações e estímulos virtuais interfere no desempenho do cérebro, tornando-o menos eficiente, como se ele ficasse preguiçoso.