7 maneiras de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

As recentes chuvas intensas causaram enchentes devastadoras em diversas regiões do Rio Grande do Sul, deixando diversas famílias e animais desabrigados. Por isso, confira algumas maneiras de ajudar a população nesse momento difícil.

1. Faça doações nos Correios  As agências dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul estão recebendo doações para as vítimas. Os itens necessários são alimentos, colchões, ração, produtos de higiene pessoal e vestuário.

2. Se puder, doe dinheiro  O Governo do Estado do Rio Grande do Sul está arrecadando doações de dinheiro por meio da conta 'SOS Rio Grande do Sul', a chave PIX é o CNPJ 92.958.800/0001-38. Ao fazer a doação, verifique se o destinatário é 'SOS Rio Grande do Sul' e o banco 'Banrisul'. 

3. Seja um voluntário  A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar nas tarefas de organização, triagem e organização de doações humanitárias. Instituições e empresas também podem se inscrever. Acesse: casamilitar-rs.com.br/voluntariado/

4. Ajude os animais  A ONG Grand Brasil, em parceria em parceria com a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) está atuando no Rio Grande do Sul para ajudar no resgate de animais . Você também pode ajudar doando dinheiro por meio da chave PIX: 54.465.282/0001-21

5. Médicos voluntários O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) está recrutando médicos voluntários para atuar nas regiões afetadas pela enchente. Para isso, é só acessar o site do órgão e fazer a sua inscrição indicando a disponibilidade e o ponto de atuação que deseja. A Defesa Civil e a Secretaria Estadual da Saúde fornecerão os meios de transporte e a estrutura necessários.

6. Iniciativa CUFA e Instituto Gol A Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com o Instituto Gol, está arrecadando doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, remédios, água e outros itens para as vítimas da enchente. As contribuições estão sendo recolhidas nas sedes da CUFA e em postos de entrega GOLLOG. Também dá para ajudar com dinheiro. A chave PIX é: doacoes@cufa.org.br

7. Compartilhe informação Toda ação é bem-vinda. Por isso, se não puder doar ou participar de grupos de voluntários, compartilhe informação. As redes sociais são uma importante ferramente para ajudar neste momento e toda atitude positiva pode auxiliar.