7 mitos e verdades sobre a celulite 

A celulite é um problema famoso e recorrente entre as mulheres. Por isso, os dermatologistas Dr. Abdo Salomão Jr e Dra. Paola Pomerantzeff e a médica especialista em Cosmetologia Dra. Cláudia Merlo esclarecem as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

1. Celulite é uma condição genética? Verdade. Segundo a Dra. Cláudia Merlo, o fator genético é considerado uma das principais causas para a celulite que, conforme um estudo publicado pela ‘Revista de Dermatologia Cosmética’ (JCD), tem maior incidência nas mulheres. 

2. Pessoas magras não tem celulite? Mito. A Dra. Cláudia Merlo explica que, quando olhamos para uma mulher magra, não realizamos uma avaliação de composição corporal, sendo assim, ela pode ter alto percentual de gordura e consequente celulite.

3. Excesso de peso piora a celulite? Verdade. Segundo o Dr. Abdo Salomão Jr., basicamente, os hormônios femininos predispõem gordura nas regiões dos quadris e coxas. Assim, onde existe um acúmulo maior de gordura, existe maior probabilidade da instalação de celulite.

4. A celulite só aparece depois dos 25 anos? Mito. A Dra. Paola Pomerantzeff explica que ela pode aparecer a qualquer momento. “Geralmente acontece após a puberdade, quando os níveis de estrogênio aumentam, porém, pode surgir em outras épocas", diz. 

5. Refrigerante piora a celulite? Verdade. Os refrigerantes contêm alta concentração de açúcar e sódio.“O açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio aumenta a retenção de líquidos, piorando a circulação local", explica a Dra. Paola Pomerantzeff. 

6. Fumar aumenta as chances de ter celulite? Verdade. O cigarro afeta as funções do organismo e, por isso, pode influenciar o desenvolvimento da celulite, já que piora a oxigenação e a microcirculação da pele.

7. Cremes tópicos ajudam a tratar a celulite? Mito. De acordo com a Dra. Cláudia Merlo, os cremes para celulite não são capazes de tratá-las. “[Os cremes] não conseguem atingir camadas profundas, onde está a gordura, sistema linfático e traves fibrosas", destaca.