7 problemas de saúde que podem ser causados pelo diabetes 

Causado pelos níveis elevados de glicose no sangue, devido à falta do hormônio da insulina, o diabetes é uma das condições que mais afeta a população no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6,9% da população convive com a doença, que precisa ser controlada para evitar complicações, como as indicadas a seguir. Confira!

1. Envelhecimento precoce da pele  Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, o diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento da pele quando não tratado de forma correta. “Isso porque o açúcar pode se ligar a proteínas como a elastina e o colágeno e desestabilizá-las em um processo chamado de glicação. Como essas proteínas são as responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele, esse processo desestrutura o tecido resultando no envelhecimento precoce”, diz a especialista. 

2. Queda de cabelo  Conforme explica a Dra. Mônica Aribi, o diabetes desequilibra o metabolismo e, com isso, todos os mecanismos fisiológicos do organismo. "E um organismo que não funciona bem, não tem uma vascularização perfeita e, por consequência, tem pouca nutrição nos tecidos, inclusive no couro cabeludo, podendo causar queda de cabelos”, diz a profissional.

3. Cicatrização lenta A cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance explica que os altos níveis de glicose no sangue podem atrapalhar a organização das moléculas no organismo, responsáveis pela cicatrização. "[...] As células da imunidade podem ser comprometidas, aumentando o risco de infecção; as células da pele trabalham de forma mais lenta, o colágeno alterado não permite o fechamento adequado das feridas", ressalta.

4. Problemas vasculares  O diabetes pode causar danos na parede dos vasos sanguíneos. “Esse dano pode surgir por aumento do acúmulo de colesterol, chamado aterosclerose, ou por um processo chamado glicação proteica, em que o açúcar presente no sangue vai causar um dano inflamatório na parede do vaso. Essas lesões podem acontecer em vasos de diferentes calibres e localizações, o que pode causar danos em diversos órgãos”, diz a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

5. Infertilidade  Segundo o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, o diabetes descompensado pode ser causa de infertilidade, de aumento de risco de aborto e de complicações obstétricas com maior incidência de pré-eclâmpsia. Afirma, também, que outros riscos envolvem parto prematuro e distocias (qualquer perturbação no andamento do parto), com maior risco de macrossomia (peso acima de 4 kg ao nascer) e maior risco de hipoglicemia para o bebê ao nascer.

6. Problemas nos rins  A nefrologista e intensivista Dra. Caroline Reigada, também especialista em Medicina Interna, explica que diabetes é uma doença extremamente inflamatória, em que a quantidade exagerada de glicose no sangue é capaz de provocar a hiperfiltração do sangue nos rins (a chamada hiperfiltração glomerular).

7. Complicações orais De acordo com o Prof. Dr. Mario Sergio Giorgi, cirurgião-dentista homeopata, pessoas que apresentam essa doença podem ter repercussões orais. Isso se dá porque tais indivíduos têm alto risco para desenvolver problemas bucais como gengivite e periodontite. Isso, por sua vez, pode evoluir, comprometendo a saúde geral, visto que essas doenças podem alterar o nível glicêmico, provocando problemas de cicatrização e outras alterações.