8 substituições alimentares para quem tem  reumatismo 

O cuidado com a alimentação é importante para o bom funcionamento do corpo. Contudo, no caso de pessoas com doenças reumáticas, em especial, algumas adaptações são importantes para auxiliar no tratamento e ajudar a evitar complicações. A seguir, a nutricionista Solange Ventura explica como você pode substituir alguns alimentos. Confira!

1. Prefira a clara do ovo  A gordura saturada está na gema do ovo. Assim, é recomendado fazer omelete só de clara.

2. Opte por carnes magras  Se não abre mão de carne, prefira os cortes mais magros, como bifes de alcatra e peito de frango.

3. Escolha salmão e cavala A proteína ideal para consumo diário é a que vem do salmão e da cavala, alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. 

4. Priorize alimentos com gorduras boas  É preciso priorizar alimentos que tenham gorduras boas, encontradas no azeite extravirgem de oliva, nas nozes e no abacate.

5. Troque o pão branco por integral  Substitua o pão branco, batatas e arroz por doses moderadas de pão integral, batata-doce e arroz integral. É uma boa opção, pois o paciente está adicionando mais fibras, que combatem a inflamação.

6. Substitua as sobremesas por frutas  O açúcar agrava o processo inflamatório. Cerejas, maçãs e peras são alimentos de baixo teor de açúcar. Cozidas e temperadas com canela, podem substituir bem qualquer sobremesa mais calórica.

7. Escolha alimentos vegetais e sem glúten  Alguns alimentos à base de leite e de trigo podem desencadear reações alérgicas, intolerância alimentar e dores de cabeça. Uma boa substituição seria o leite de soja e alimentos isentos de glúten.

8. Priorize os lanches naturais  Quando o paciente pensar em um lanche crocante, deve descartar os salgadinhos e optar por um punhado de nozes, grande fonte de ômega 3.