9 dicas para incluir a proteína vegetal na dieta e aumentar a massa muscular 

A proteína vegetal, combinada com um treinamento eficaz, é uma ótima aliada para aumentar a massa muscular. Além disso, ajuda a substituir alimentos de origem animal e melhora a saúde. A seguir, confira como inserir proteínas vegetais na alimentação para turbinar o resultado dos exercícios!

1. Consuma leguminosas As leguminosas contêm proteínas de alta qualidade e uma variedade de outros nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos, sendo esse último essencial para síntese de proteínas musculares.

2. Troque o queijo tradicional pelo tofu O tofu é produzido a partir da coagulação do leite de soja, uma leguminosa rica em proteínas. O seu consumo é muito indicado em uma alimentação vegana ou vegetariana para atingir as metas proteicas diárias.

3. Combine arroz com feijão A clássica combinação de arroz e feijão na mesa dos brasileiros é uma perfeita união de aminoácidos essenciais. Uma dica extra é preferir o arroz integral, mais nutritivo devido às fibras e nutrientes.

4. Adicione quinoa ao cardápio Segundo a culinarista Guta Pudell, a quantidade de proteína da quinoa é comparável às fontes de origem animal. "Não pela quantidade, mas pela união de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita”, afirma.

5. Coma nozes e sementes De acordo com a nutricionista Nathalia Bungenstab Sales, esses alimentos possuem abundância de nutrientes, que promovem saciedade, e são antioxidantes, ajudando a manter o nível de glicose no sangue estável.

6. Prefira o leite vegetal  Leites à base de plantas, como leite de amêndoas, soja e aveia, são fortificados com proteínas e podem ser usados ​​em substituição ao leite de vaca. Além disso, é uma fonte de cálcio e vitamina D.

7. Invista em suplementos de proteína vegetal Os suplementos são fontes concentradas de proteína que ajudam a atingir as necessidades diárias para reparar e construir músculos, facilitando o ganho de massa muscular.

8. Invista nos vegetais verdes Espinafre, couve e brócolis são ricos em nutrientes como ferro e vitaminas, que promovem a saúde muscular. Além disso, possuem fibras e antioxidantes que apoiam a recuperação muscular e a função celular.

9. Experimente algas e spirulina Algas marinhas e spirulina são fontes de proteína vegetal de alta qualidade, ricas em aminoácidos essenciais. Elas também contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que suportam a recuperação muscular.