Por Redação Edicase

10 mitos e verdades sobre o uso da creatina

1. O corpo produz creatina? Verdade. A substância também é produzida pelo corpo por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina.

2. A creatina prejudica os rins?  Mito. Segundo o nutrólogo Alexandre Ciattei, não existem comprovações científicas que comprovem que, em doses normais, o suplemento afete o órgão.

3. O suplemento aumenta o peso? Mito. A creatina não causa ganho de peso, mas aumenta a retenção de líquido, o que resulta no aumento temporário de peso.

4. Gestantes não devem tomar creatina? Verdade. Existem poucos estudos sobre a segurança da substância para gestantes. Assim, ela não é indicada para gestantes e lactantes.

5. A creatina precisa ser consumida no pré-treino? Mito. Segundo o educador físico Igor Rehbein, ela deve ser consumida continuamente independentemente do horário, pois ela não é um pré-treino.

6. O resultado da creatina é rápido? Depende. O educador físico diz que os resultados podem surgir em até 7 dias, mas o aumento muscular e o ganho de força podem variar de acordo com o treino.

7. Creatina induz o ganho de massa muscular? Verdade. A creatina só funciona com exercícios de alta intensidade e, quando associada a essas atividades, pode aumentar o ganho de massa muscular.

8. O suplemento é um esteroide anabolizante? Mito. A creatina e os esteroides anabolizantes desempenham um papel parecido, mas são diferentes.

9. Os resultados são perdidos se parar de consumir o suplemento? Verdade. Por ser de uso crônico, parar de consumi-lo reduz os níveis da substância no organismo.

10. Creatina com selo creapure é melhor? Verdade. Segundo o nutrólogo Alexandre Ciattei, creatina com selo creapure é a mais indicada.