Whey protein: saiba para que serve e como consumir

Whey protein: saiba para que serve e como consumir
Whey protein deve ser consumido de maneira equilibrada (Foto: Shutterstock)

Suplemento alimentar ajuda no ganho de massa muscular e favorece a saúde

O whey protein é um dos suplementos alimentares favoritos do público que frequenta academias, pois possibilita consumir uma grande quantidade de proteína sem gordura, auxiliando no processo de ganho muscular.

​> Musculação na adolescência: conheça os riscos e benefícios​

O whey protein nada mais é do que a proteína extraída do soro do leite. “Este soro é processado para a fabricação do whey. Elas são de peso molecular leve, tornando assim a absorção mais rápida por necessitar de menos tempo e gasto energético do sistema digestivo para quebrar as moléculas em partes menores, facilitando a absorção”, explica a nutricionista Nathalia Sales

Além disso, o whey protein é rico em aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não é capaz de produzir sozinho e que são importantes para a construção muscular.

Quais são os benefícios?

O principal benefício do whey protein é a ação na construção da massa muscular, que funciona de forma mais rápida do que outros suplementos. “Além disso, o whey melhora o sistema imune; é rico em aminoácidos essenciais; possui absorção rápida; tem alto valor biológico, ou seja, é um suplemento completo de proteínas necessárias ao organismo. Contém proteínas concentradas, livre de gorduras e com pouco carboidrato; e contribui para a manutenção e crescimento muscular”, defende Nathalia Sales.

Contudo, é importante salientar que o whey protein é um suplemento alimentar, ou seja, ele serve para suplementar a dieta e alcançar quantidades de proteínas mais altas e com menos misturas de nutrientes.

> 5 saladas leves e práticas para detoxificar o organismo

Aliado do emagrecimento

O processo de emagrecimento não é algo simples nem depende de um único fator. O ideal é que você consiga aderir a uma dieta de longo prazo e perder peso de forma gradual, para garantir a saúde do organismo. 

“Entre os benefícios de uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico e com baixo teor de gorduras saturadas estão o ganho de massa muscular, deixando o corpo mais definido e mais forte, um sistema imunológico mais saudável e um corpo mais magro”, explica a nutricionista Daniela Medeiros.

> Três segundos de exercício por dia fortalecem os músculos

Possibilidade de ganho de peso

Algumas pessoas acreditam que o whey protein pode engordar, mas, de acordo com Nathalia Sales, se você usar de maneira adequada, nos horários certos, a dose correta e praticar exercícios, é pouco provável que você ganhe gordura com ele.

“Pelo contrário, ele é um bom inibidor de apetite e controla a glicemia. Isso quer dizer que ele também é ótimo para quem quer emagrecer com saúde, ganhando massa magra e perdendo gordura. Entretanto, se tomar de forma descontrolada, pode engordar, sim”, acrescenta a nutricionista.

Whey protein é um suplemento alimentar (Foto: Shutterstock)

Para quem é recomendado?

O whey protein não possui restrições específicas. “Porém, pessoas com histórico de doenças renais devem ficar atentas com as quantidades para evitar qualquer sobrecarga. E, ainda, o consumo deve sempre ser orientado por um profissional”, recomenda a nutricionista Nathalia Sales.

> Saiba por que beber água é importante para a saúde

Como consumir o whey protein

É recomendado o consumo do whey protein com água, pois dessa maneira o corpo consegue absorvê-lo mais rápido. Se misturado com leite, ele irá “perder” todo o processo que foi realizado para retirar as proteínas do leite.

“A dose diária recomendada geralmente vem descrita na embalagem do produto, mas não serve para todo mundo. Isto é, a dose necessária varia de acordo seus objetivos e tipo de organismo”, afirma Nathalia Sales.

A nutricionista acrescenta que o melhor horário para tomar o whey protein é quando o seu organismo mais precisa dele. Isto é, imediatamente após o treino, pois é nesse momento em que as células musculares estão iniciando o processo de reparação e de multiplicação das miofibrilas que são importantes no ganho de massa muscular.

Leia mais sobre práticas saudáveis na revista Músculo + Força

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.