Yoga traz benefícios físicos e mentais

Yoga  traz benefícios físicos e mentais

Aprenda 6 posturas que vão lhe ajudar a relaxar e a manter o condicionamento

A yoga funciona como um tipo de exercício físico que harmoniza corpo, mente e respiração, com entonação de mantras. “Tudo isso faz parte da linha que pratico, chamada de Hatha Yoga, onde o corpo é tido como um templo que deve ser bem cultivado. Portanto, são inúmeros seus benefícios físicos e mentais, uma vez que Yoga entende o ser como integral, ou seja, corpo mente e espírito em harmonia”, explica Romulo Carrer, musicoterapeuta e instrutor de Yoga. 

Benefícios da yoga  

Segundo o musicoterapeuta, mente e espírito são indissociáveis na visão da Yoga. “Na parte física, a pessoa pode notar nas primeiras práticas, sensação de bem-estar, alongamento de músculos e tendões que culminam no relaxamento e em uma sensação de conforto com o próprio corpo. Com a prática regular, é possível desenvolver a musculatura de maneira equilibrada, trazendo força e beleza, corrigir desvios posturais, melhorar o equilíbrio, etc”, cita Romulo. Mas, para o musicoterapeuta, a yoga vai muito além dos exercícios físicos. “Buscar Yoga apenas pelos benefícios físicos, é como comer a casca da banana e deixar a parte mais gostosa”, completa. De acordo com o musicoterapeuta, a Yoga é a cessação do turbilhão da mente. “O verdadeiro objetivo do Yoga é samadhi, palavra em sânscrito que denota o estado pleno de bem-aventurança e união do ser individual, com o Ser transcendental”, analisa Romulo. 

Yoga no tratamento emocional 

Como trabalha o corpo como um todo, essas práticas podem  ajudar no tratamento da depressão. “Por contarem com elementos dos exercícios físicos moderados associados à meditação. O conjunto de técnicas em sequências coerentes pode se fazer necessário e mais eficaz do que técnicas isoladas, tais como praticar só ásanas (posturas) ou só pranayamas (técnicas respiratórias)”, explica Gerson Daddio, professor de Yoga. Segundo Gerson, a compreensão de como fazer é mais relevante do que a técnica em si. “Pois a concentração no momento presente ressignifica as experiências dos praticantes, evitando as frustrações nascidas de expectativas que se projetam para além do que presenciamos aqui e agora”, completa.

Viva o agora 

A yoga pode ser uma excelente opção para quem busca o autoconhecimento, deseja serenar os pensamentos e/ ou sofre com quadros de ansiedade, que dificulta viver  o presente. “Yoga nos ensina a manter o foco no que está acontecendo agora, pois é de fato, o único momento que existe”, explica o musicoterapeuta. Qualquer pessoa pode praticar, para quem ainda é iniciante, o recomendável é que procure a ajuda de um profissional. Aí é só aproveitar os inúmeros benefícios. 

EXERCÍCIOS DE YOGA PARA RELAXAR 

 Asanas – Posturas 

1.  Sente-se com as plantas dos pés unidas à frente, tentando levar os joelhos o mais próximo do solo possível. Se necessário, empurre-os enquanto permanece por 1 minuto com a respiração profunda. Mantenha a coluna reta e evite  ficar se movimentando enquanto permanece na postura. 

2. Postura do Gato 

Apoiada sobre os joelhos e as mãos, expirando, recolha o queixo ao peito enquanto encolhe o ventre e arredonda a coluna. Inspirando, olhe para o teto e afunde a coluna, soltando o ventre em direção ao chão. Repita 5 vezes. 

3. Postura do Cachorro 

Coloque-se como na postura do gato, com os joelhos afastados e em linha com os quadris e mãos no chão, em linha com os ombros. Vire os dedos dos pés para dentro e, expirando, eleve os quadris em direção ao teto, para em seguida empurrar os calcanhares para o solo. Afunde bem a cabeça entre os braços. Inspirando, volte a  ficar de quatro, apoiando os joelhos no solo. Repita lentamente por 5 vezes com a respiração bem profunda. 

4. Postura do Abdômen 

Deite-se, abra os braços em cruz e recolha as coxas contra o corpo. Expirando, leve as pernas para a esquerda. Inspirando, traga-as para o centro, expirando, leve-as para a direita. Repita 5 vezes de cada lado e relaxe com os joelhos  flexionados e os pés no solo. 

5. Postura Invertida 

Coloque uma toalha de banho dobrada em quatro partes debaixo dos quadris e apoie as pernas contra uma parede. Permaneça  assim de 15 a 30 respirações lentas. Desfaça a postura lentamente e permaneça deitado de lado por alguns instantes. Evite elevar a cabeça imediatamente após desfazer esta postura. 

6. Postura da Ponte  

Deitado, com os joelhos flexionados e afastados entre si, mãos tocando os calcanhares, inspirando, eleve os quadris e permaneça nessa posição  por 3 respirações longas e profundas. Para voltar, desça o corpo lentamente, observando o movimento de cada centímetro do corpo, voltando ao chão, até chegar aos quadris.  

7. Postura de Relaxamento  

Deite-se e cubra-se para relaxar. Mantenha as pernas afastadas entre si, os braços também afastados do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima. Empurre a região lombar em direção ao solo e puxe o queixo em direção ao peito. Permaneça nesta posição, fazendo uma contagem regressiva de suas respirações, indo de 30 a 0. Então, respire fundo, se espreguice e levante para continuar seu dia.  

Matilde Freitas

Jornalista, geminiana e vegetariana. Possui mais de 8 anos de experiência no mercado editorial. Além de produzir diversos conteúdos para EdiCase Publicações e Portal EdiCase, escreve para revistas e sites ligados ao veganismo e ao empoderamento feminino.

One thought on “Yoga traz benefícios físicos e mentais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *