5 dicas para controlar a ansiedade antes das provas do Enem
Com a data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproximando, é comum que os estudantes comecem a ficar ansiosos e cansados com todo o processo de preparação. Por isso, é importante investir em atividades para acalmar a mente e organizar bem o tempo reservado aos estudos. Por isso, Augusto Jimenez, psicólogo e Diretor Nacional da Minds idiomas, lista 5 dicas para controlar a ansiedade e descansar a mente antes do exame. Confira!
1. Controle o uso das redes sociais
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, 41% dos jovens brasileiros têm sintomas como tristeza, ansiedade ou depressão decorrente do uso das redes sociais em excesso. O estudo é do ICD- indicador de Confiança Digital promovido pela FGV. Estipule um horário para checar as suas redes, e utilize o seu tempo para ver filmes ou fazer algo que goste.
2. Se alimente adequadamente
Alimentos como peixe, aveia, abacate dão energia para o dia a dia. Já a banana, a castanha-do-pará e o grão-de-bico ajudam a controlar a ansiedade. Se possível, experimente preparar uma receita nova. Fazer algo diferente do comum auxilia a reduzir o estresse.
3. Faça um atividade física
Alongamento e caminhada, por exemplo, ajudam a proporcionar sensação de relaxamento. Relaxar o corpo após a prática de atividade física é tão importante quanto fazer exercícios. Isso é necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer, e é um ótimo aliado contra a ansiedade.
4. Controle o tempo de estudo
Se for estudar, que seja por pouco tempo. Nada que se aproxime de uma carga horária exaustiva. Tente resolver questões ou apenas rever algumas fórmulas, por exemplo. A mente precisa descansar para conseguir enfrentar as longas horas de prova.
5. Ouça músicas
Parece clichê, mas ouvir músicas acalma a mente e ajuda a relaxar. A ansiedade é o grau de incerteza quanto ao futuro elevado. Ou seja, com a prática de esvaziar a mente é possível minimizar os efeitos da ansiedade, o que também pode ser feito com meditação.
Por Maitê Bernardo