O mirtilo, também conhecido em algumas regiões como “blueberry” (termo em inglês), é uma fruta azul que se destaca por seu sabor doce e levemente ácido. Utilizado na composição de diversas receitas, especialmente as saudáveis, ele contém antioxidantes, vitaminas e minerais que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde.
Segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), é recomendado o consumo diário de pelo menos 1/2 copo por dia de mirtilo, visto que ele também faz parte do grupo das pequenas frutas. Considerando isso, a seguir, apresentamos 7 bons motivos para você incluí-lo na sua dieta. Confira!
1. Melhora a saúde cardiovascular
Por ser rico em antioxidantes, como polifenois e fibras, o mirtilo ajuda a reduzir os altos níveis de colesterol LDL do organismo. Isso contribui para a saúde cardiovascular, pois impede que esse tipo de colesterol se deposite nas artérias, evitando a formação de placas que aumentam o risco de obstruções, infarto e acidente vascular cerebral.
“Dessa forma, do ponto de vista clínico e preventivo, mantendo-se baixos os níveis sanguíneos de colesterol, reduzimos indiretamente a ocorrência de arritmias cardíacas”, afirma o cardiologista Adalberto Lorga Filho.
2. Ajuda a prevenir infecção urinária
Por ser antioxidante, a fruta é eficaz na prevenção e tratamento de infecção urinária, pois diminui a capacidade nociva da bactéria “Escherichia coli”, responsável por desencadear o problema. Além disso, o fruto também é rico em vitamina C, que protege o organismo de infecções.
3. Auxilia no controle do diabetes
Os mirtilos têm um índice glicêmico baixo, o que significa que eles liberam açúcar no sangue de forma mais lenta e controlada, evitando picos de glicemia. Eles também possuem antocianinas, antioxidantes que podem melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando as células a utilizarem a glicose de forma mais eficaz.
“A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser utilizada em diversas atividades celulares. A falta da insulina, ou um defeito na sua ação, resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. A condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para visão, rins, coração, nervos e membros inferiores […]”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.
4. Melhora a memória
A antocianina, presente na fruta, além de ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz o estresse oxidativo e a inflamação das células cerebrais, associada a distúrbios cognitivos e neurodegenerativos. Logo, aumenta a capacidade da memória e previne envelhecimento mental precoce, sendo altamente recomendada para prevenir doenças como o Alzheimer.
5. Protege os olhos
O mirtilo é bastante conhecido por tratar distúrbios oculares. A vitamina A presente em sua composição, por exemplo, contribui para melhorar a visão noturna e prevenir doenças como a catarata. Os antioxidantes, por sua vez, protegem a retina, parte do olho responsável pela percepção da luz e visão central. Ainda assim, a consulta com um médico oftalmologista é indispensável.
“O olho é um órgão muito delicado e complexo. Por isso, um médico habilitado e cuidadoso pode fazer toda a diferença na vida de inúmeros pacientes. Infelizmente, no Brasil, é comum que muitas pessoas se sintam satisfeitas com consultas que avaliam apenas os óculos e esquecem de cuidar do olho”, alerta o Dr. Aluizio Rocha.
6. Ajuda na recuperação muscular
O consumo de mirtilo antes e depois do treino ajuda a reduzir a fadiga muscular e na recuperação dos músculos mais rapidamente. Isso ocorre porque o fruto contém anti-inflamatórios que reduzem a inflamação muscular e a dor associada aos exercícios intensos. Essa recuperação adequada previne lesões e melhora a performance geral.
7. Favorece a perda de peso
Rico em fibras e baixo em calorias, o mirtilo pode ajudar na perda e manutenção do peso, pois aumenta a saciedade e faz com que o esvaziamento gástrico seja feito em maior tempo. “Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar”, finaliza a nutricionista Roberta Stella.
Como consumir?
O mirtilo pode ser consumido de diversas formas, entre as mais populares estão:
- In natura: simplesmente lave e coma os mirtilos frescos como um lanche saudável;
- Smoothies: adicione mirtilos a smoothies para um toque doce e nutritivo;
- Saladas: misture mirtilos em saladas para adicionar um sabor doce;
- Iogurte: misture mirtilos com iogurte para um café da manhã ou lanche saudável;
- Cereais: adicione mirtilos a cereais para um café da manhã mais nutritivo;
- Sucos e chás: use mirtilos para fazer sucos ou chás, ou adicione-os a bebidas para um sabor frutado;
- Assados: incorpore mirtilos em muffins, bolos ou pães para um toque de doçura e nutrientes;
- Congelados: os mirtilos podem ser congelados e usados em diversas receitas.