10 raças de cachorro fisicamente incomuns
A variedade de raças de cães que existem em todo o mundo é impressionante. Algumas delas se destacam por apresentar características físicas fora do comum, o que as torna especiais e únicas. Há desde pelagens exóticas até estruturas corporais incomuns. Essas características peculiares não apenas os tornam visualmente impressionantes, mas também refletem a incrível diversidade e adaptabilidade da espécie canina.
Por isso, a seguir, confira 10 raças de cachorro fisicamente incomuns!
1. Cão de crista chinês
Originário da China, o cão de crista chinês não tem pelos na maior parte do corpo, exceto por uma crista de pelos na cabeça que se estende parcialmente pelo pescoço, além de pelos cobrindo as patas e o rabo. Ele é um animal de estimação carinhoso, leal e brincalhão, mas também pode ser reservado com estranhos.
2. Puli
Com origem asiática, o puli é reconhecido por seu pelo longo e denso, que forma cordas emaranhadas, cobrindo quase totalmente os seus olhos. Esta raça foi criada para pastorear ovelhas e possui um instinto de proteção forte. Apesar de sua aparência peculiar, é um cachorro inteligente, enérgico e leal.
3. Pelado peruano
Originária do Peru, essa raça é caracterizada pela ausência quase completa de pelos, com exceção de algumas áreas em que pode haver uma fina camada de pelagem. Além disso, ele tem a pele suave e quente. É um cachorro afetuoso, leal e sociável, que geralmente se dá bem com crianças e outros animais de estimação.
4. Cão de água português
Originário de Portugal, esta raça pode apresentar uma pelagem longa e ondulada ou mais curta e encaracolada. Ele foi criado como ajudante de pescadores, resgatando itens do mar; por isso tem uma habilidade excepcional na água. É um cachorro inteligente e amigável, com um forte desejo de agradar seus tutores.
5. Xoloitzcuintle
Originário do México, o xoloitzcuintle é uma raça que tem a variedade com e sem pelo. Os cães sem pelo têm a pele lisa e suave. A pelagem dos cachorros com pelos é lisa e curta. Eles são cães afetuosos, leais e dedicados aos seus tutores, e são conhecidos pela inteligência e sensibilidade.
6. Cão de montanha dos Pirineus
Originário dos Pirineus, esta raça é conhecida por seu porte grande e majestoso, além de sua pelagem densa, lisa e branca, sendo áspera nos ombros e no dorso. É um cachorro gentil, protetor e devotado à sua família, mas também pode ser independente e teimoso.
7. Komondor
Originário da Hungria, o komondor é reconhecido por sua pelagem densa, enrolada, longa e de cor marfim. É um cachorro grande, corajoso, leal e protetor, com um forte instinto de guarda. Ele é reservado com estranhos, mas extremamente dedicado à sua família.
8. Pastor bergamasco
Originário da Itália, o pastor bergamasco tem a pelagem formada por fios densos e encaracolados que se emaranham em cordas, que servem como proteção contra o clima das montanhas em que trabalhava como cão de guarda de rebanhos. É um cachorro calmo, paciente e devotado à sua família, mas também pode ser reservado com estranhos.
9. Thai ridgeback
Originário da Tailândia, o thai ridgeback é um cachorro com pelagem curta e uma crista sobre o dorso, que cresce em direção oposta ao resto dos pelos. É um animal corajoso, independente e leal, com um forte instinto de caça. Ele é protetor de sua família e pode ser reservado com estranhos.
10. Schipperke
Originário da Bélgica, o schipperke é uma raça pequena com pelagem preta e aparência semelhante a um lobo, com pelos formando uma juba em volta do pescoço. Era criado como cão de barco para caçar ratos e proteger as embarcações. É um animal inteligente, alerta e cheio de energia. Além disso, é leal à família e pode ser protetor.