Ícone do site Portal EdiCase

10 alimentos para equilibrar as refeições após as férias

Mulher comendo salada com vários legumes e verduras

Evite mudanças drásticas na alimentação após o período de descanso (Imagem: RossHelen | Shutterstock)

Com o mês de julho chegando ao final, a temporada de férias também se encerra. Para quem não deixou de curtir os dias de descanso, agora é a hora de retomar os compromissos, os horários e a rotina, inclusive a alimentar. É o caso do modelo e empresário Gustavo Fellipe, que deu uma pausa nos trabalhos para aproveitar um pouco de lazer e, agora, para recuperar o foco, tem se dedicado aos exercícios e aos bons hábitos alimentares.

“Minha rotina é bem agitada porque viajo muito, mas gosto de alimentar da maneira ideal. Nos momentos de folga, a gente aproveita um pouco, mas agora que as férias acabaram, é hora de correr atrás do prejuízo”, diz o profissional, que ama viajar e não abre mão de viver novas experiências.

Busque novamente o foco

Segundo a nutricionista e personal trainer Sol Meneghini, após o período de férias, geralmente as pessoas começam ou retomam as dietas. Nesse caso, além de manter a constância da alimentação saudável aliada às atividades físicas, também é fundamental incluir alguns alimentos que podem ajudar a reequilibrar o organismo.

“Voltar a se alimentar bem após as férias pode ser um desafio, de fato, mas é totalmente possível, mesmo que você tenha ‘chutado o balde’, como costumam dizer. Nesse caso, existem algumas excelentes opções! São alimentos que oferecem uma variedade enorme de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo”, diz a especialista.

No entanto, Sol Meneghini faz um alerta: “Se exagerou e sabe que passou dos limites, não tente fazer mudanças drásticas de uma vez. Volte aos hábitos aos poucos para que tudo siga de uma forma mais saudável e, também, para ser menos tentador e impactante. Além disso, beba bastante água para ajudar na digestão e ajudar a eliminar as toxinas que se acumularam durante o período de férias”.

Alimentos para inserir na rotina

Confira, a seguir, quais alimentos ajudam a equilibrar a alimentação, segundo a nutricionista:

1. Vegetais verdes folhosos

Opções como espinafre, couve, acelga e outros vegetais com folhas são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

2. Vegetais crucíferos

Referem-se àqueles que apresentam flores, como o brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas. São ricos em nutrientes e antioxidantes.

3. Leguminosas

Feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são ótimas escolhas, pois têm bastante proteína vegetal, fibras e minerais.

Mantenha a alimentação colorida (Imagem: evgeshka999 | ShutterStock)

4. Frutas frescas

Maçãs, bananas, laranjas e morangos são fontes de vitaminas, fibras e antioxidantes.

5. Peixes

Benéficos para o coração e para o cérebro, opções como salmão, truta, sardinha e atum são fontes de ácidos graxos ômega 3.

6. Grãos integrais

Arroz integral, aveia, quinoa e outros grãos integrais são ricos em fibras e nutrientes importantes para o corpo.

7. Ovos

São uma excelente fonte de proteínas e nutrientes.

8. Laticínios magros

Prefira iogurte natural ou grego, leite desnatado ou semidesnatado e queijos magros, pois são boas fontes de cálcio e proteínas.

9. Nozes e sementes

Amêndoas, castanhas, sementes de chia e linhaça são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras.

10. Azeite de oliva

Em vez do óleo de soja, opte pelo azeite de oliva, visto que ele é rico em gorduras saudáveis para o coração.

Por Lucas Siciliano

Sair da versão mobile