Aromaterapia: conheça a função de 5 óleos essenciais
A aromaterapia é uma terapia que utiliza óleos essenciais, extraídos de plantas, flores, frutas, raízes, resinas e cascas. A técnica contribui para equilibrar, harmonizar e promover bem-estar para a saúde física, mental e emocional. Ela pode ser usada, por exemplo, para ajudar a aliviar ansiedade, depressão e estresse.
Contudo, os benefícios dependem muito do tipo de óleo utilizado. Por isso, a aromaterapeuta Solange Lima cita alguns dos óleos mais populares e a função de cada um deles. Confira!
1. Lavanda
Calmante, relaxante, ajuda a equilibrar as emoções, aliviar o estresse e amenizar estados de ansiedade.
2. Laranja
Calmante e ansiolítico, traz movimento e ajuda a sair da estagnação.
3. Alecrim
Estimulante e revigorante, traz energia e ajuda quem precisa estudar e ter foco.
4. Hortelã Pimenta
Estimulante, traz foco e concentração. Pode ser utilizado contra algumas doenças respiratórias.
5. Vetiver
Óleo que contribui para trazer movimento e energia, trabalhar a ansiedade e conectar com a energia da terra, trazendo para o momento presente, aqui e agora.
Atenção: Solange Lima esclarece que mesmo sendo uma prática natural, a aromaterapia tem contraindicações. Gestantes, crianças e idosos, por exemplo, precisam tomar cuidado com o uso de óleos essenciais.
“Como os óleos essenciais são concentrados e, cada gota pode ter mais de 200 componentes químicos em sua composição, podem, sim, ter contraindicações diversas, vai depender da individualidade de cada pessoa”, afirma.
Terapeuta integrativa e numeróloga. Trabalha com terapia holística há mais de 10 anos associada as técnicas naturais: Cromoterapia, Aromaterapia, Reiki, Florais para ajudar a amenizar e equilibrar as emoções.