Treinar no período menstrual e na TPM pode ser desafiador devido às cólicas, fadiga e desconforto físico, além das flutuações hormonais que afetam o humor, a motivação e o desempenho. A retenção de líquido e o inchaço também podem prejudicar a disposição para o exercício, tornando essa época menos propícia para atividades físicas intensas.
De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres sofrem com esses problemas todos os meses. Cada uma reage de uma forma, mas o desconforto faz com que muitas deixem de realizar atividades simples do dia a dia, como sair, ir para a academia e até mesmo trabalhar.
Além disso, é nessa fase do mês que o apetite da mulher muda, o que geralmente a faz comer mais que o normal. Por isso, a seguir, confira cinco dicas de especialistas para treinar durante o período menstrual e na TPM!
1. Respeite o ciclo de seu corpo
Carol de Souza, nutricionista do aplicativo de saúde integrativa Personal Virtual, comenta que, primeiro, é importante respeitar o ciclo natural do corpo da mulher. “[…] As exceções não vão comprometer os resultados, e é por isso que é necessário ter uma base alimentar saudável. Se você come bem na grande maioria das vezes, o chocolate de vez em quando não vai te afetar”, explica.
Isso vale para os treinos, segundo José Corbini, educador físico no aplicativo. “É claro que tem mulheres que ficam menos dispostas mais dias do que outras, mas, se você já sabe que, naqueles 3 ou 4 dias, não vai conseguir treinar, isso não vai afetar os outros dias de treino”, complementa o profissional.
2. Foque nos treinos mais leves
Você pode repousar durante alguns dias caso sinta muito desconforto durante a menstruação ou a TPM, mas uma alternativa é adaptar o treino durante esse período. “Se você treina durante 1 hora, procure exercitar-se por meia hora; se você costuma fazer séries de agachamento com 30 quilos, faça com 15”, comenta o personal.
“É sempre bom lembrar que pouco é mais do que nada e que até mesmo nos dias fora desses períodos o corpo pode pedir um treino mais leve. Perceba os sinais”, completa.
3. Adapte a rotina
Tanto a alimentação quanto a rotina de treinos podem ser adaptadas durante o período menstrual caso seja necessário. Conforme a nutricionista, você pode aproveitar o dia que estiver com mais vontade de comer para fazer a refeição livre da semana. “Se seu apetite muda muito na menstruação, você pode conversar com sua nutricionista para algumas estratégias especiais, como opções mais doces para os lanches, por exemplo”, explica.
Para a atividade física, a rotina também pode mudar. Além dos treinos mais leves, você pode usar os dias em que estiver menos disposta pelos sintomas da menstruação para alterar os dias de descanso. “Isso também pode ser conversado com o profissional que monta seus treinos”, afirma José.
4. Receitas fitness
Para aquelas que imploram por um doce na TPM, o que é extremamente comum, uma opção é apostar em receitas doces fitness que contenham chocolate amargo, pasta de amendoim e aveia. “É possível fazer panquecas, bolos, musse com esse tipo de ingrediente, matando a vontade de comer um doce sem sair da dieta”, comenta Carol.
5. Não se culpe
Comeu mais do que deveria? Faltou a muitos treinos? Mudou demais sua rotina? Não se culpe, afinal os desconfortos, as dores e até mesmo o estresse que o período menstrual causa são compreensíveis. “O importante é o que fazer depois. Se saiu da dieta, volte, se parou os treinos, retome. Nosso corpo tem memória e, em poucos dias, volta ao normal”, pontua José.
Por Beatriz Bradley