Ícone do site Portal EdiCase

Entenda o que é o infarto e saiba como evitá-lo

Ilustração coração vermelho no fundo rosa

O coração pode ser protegido com práticas saudáveis diárias (Imagem: user11763899 | Shutterstock)

Infarto ou enfarte e, nos termos médicos, também é conhecido como infarto do miocárdio, enfarte do miocárdio, doença isquêmica do coração, obstrução das coronárias e crise cardíaca. “Infarto do miocárdio se dá através da necrose de uma parte do músculo cardíaco, causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração”, explica o cardiologista Luiz Antonio Campos.  

Entretanto, segundo ele, o infarto também pode ser caracterizado pela obstrução das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes. O desprendimento de um fragmento dessas placas, ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo dentro das artérias, gera o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco). 

“Com a supressão total ou parcial da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, ele sofre uma injúria irreversível e para de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com consequências que podem ser severas limitações da atividade física ou a completa recuperação”, completa o cardiologista. 

Causas do infarto  

Segundo o médico, o infarto é resultado de uma série de eventos acumulados ao longo dos anos, “como fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária e/ou histórico pessoal ou familiar de doenças cardíacas”.  

Ainda de acordo com Luiz Antonio Campos, o infarto do miocárdio pode também acontecer em pessoas que têm as artérias coronárias normais. Isso acontece quando as coronárias apresentam um espasmo, contraindo-se violentamente e produzindo um déficit parcial ou total da circulação do sangue ao músculo cardíaco irrigado pelo vaso contraído. Esse tipo de espasmo também pode acontecer em vasos já comprometidos pela aterosclerose.  

A prevenção pode ser feita por meio de consultas regulares ao médico (Imagem: Shutterstock)

Conheça os sintomas 

Segundo Luiz Francisco Ávila, cardiologista do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, o principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago. “Em primeiro lugar, deve-se correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce como uma bola de neve com o passar do tempo”, alerta o especialista.  

Prevenindo o infarto  

A prevenção ao infarto, segundo o cardiologista Luiz Antonio Campos, pode ser feita por meio de consultas regulares ao médico para saber o seu nível de colesterol e pressão arterial. Estes dois fatores, quando elevados, indicam que você tem um maior risco de sofrer doenças cardíacas. 

Além disso, é importante “cuidar da dieta e do peso para manter em controle a pressão e o colesterol, evitar alimentos ricos em gordura, como frituras, e introduzir mais grãos e frutas em sua rotina alimentar”, orienta o cardiologista.  

Parar de fumar também é uma medida importante a ser tomada, pois o cigarro danifica as paredes das artérias, o que facilita o depósito de colesterol. Outras indicações para prevenção do infarto, são: evitar o sedentarismo, reduzir o estresse, reduzir o consumo de cafeína e a ingestão de álcool.  

Sair da versão mobile