A gengiva é extremamente importante para a saúde bucal. No entanto, quando não recebe os devidos cuidados, pode tornar-se um incômodo para muitas pessoas, causando dores, inchaço e até sangramento, o que pode indicar que tem algo de errado. Nesse sentido, a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, explica como prevenir e tratar a gengiva inchada para manter os dentes saudáveis e bonitos. Veja!
Causas e sintomas da gengiva inchada
As condições que podem causar a gengiva inchada são multifatoriais, mas a principal é a gengivite, causada pelo acúmulo da placa bacteriana, a qual contém toxinas que irritam a região, resultado da má higiene. Ainda, outros sintomas também podem surgir, como:
- Inchaço;
- Sensibilidade;
- Perda da coloração rosada (ganhando um tom avermelhado);
- Sangramento (mesmo sem passar o fio dental).
Consequências da falta de higiene bucal
Além dos sintomas apresentados, a gengiva inchada também pode se tornar uma doença periodontal, que inflama profundamente outros tecidos, levando a um inchaço maior e até mesmo à retração gengival, quando há a diminuição do tamanho da gengiva, dando a impressão de dentes alongados e maiores. “No futuro, essa retração pode ocasionar até a perda dos dentes“, alerta Patrícia Almeida.
Como prevenir a condição?
Escovar bem os dentes é o segredo para evitar o problema. “Tente higienizar os dentes após todas as refeições, utilizando escova de cerdas macias, pasta de dente com flúor e o fio dental. Aliás, o fio dental é essencial para limpar entre os dentes e a linha da gengiva, pois ajuda a remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos”, orienta Patrícia Almeida.
Visitas regulares ao dentista também são fundamentais para a realização de limpezas profissionais e avaliações. “O ideal seria uma consulta a cada três meses, assim é possível trabalhar na prevenção e acompanhamento, e não só quando o problema já está instalado”, indica a cirurgiã-dentista.
Técnicas para tratar o problema
Se o inchaço for recente e desencadeado pela falta de escovação, escovar os dentes pode ajudar a desinchar, pois o combo escova, pasta e fio dental vai ajudar a remover a placa bacteriana. “Mas, se já tiver tártaro instalado, só uma limpeza profissional vai resolver”, garante a especialista, integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).
Em todo caso, buscar atendimento de um dentista é sempre recomendado caso seja identificado algum dos sintomas. “Pode acontecer [de a gengiva inchada] ser resultado da má escovação, da falta de fio dental ou até mesmo ter algum tipo de alimento que ficou preso e o especialista pode fazer essa remoção e prescrever, se for o caso, medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos”, pontua a cirurgiã-dentista.
Por Ana Marigliani