Ícone do site Portal EdiCase

Modernismo no Brasil: conheça as características e as principais obras

Menina sentada com computador aberto, óculos de grau na mesa e papéis sobre a mesa de madeira

O Modernismo revolucionou as artes plásticas, a literatura e o design (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

O modernismo foi uma tendência artístico-cultural que ocorreu durante boa parte do século XX. O movimento, que iniciou na Europa e, posteriormente, chegou ao Brasil, se manifestou em diversos campos, como nas artes plásticas, na dança, na música e, principalmente, na literatura.

Características do Modernismo

Fases do Modernismo no Brasil

Primeira fase (1922-1930)

Iniciou-se na Semana de Arte Moderna em 1922. Inspirado nas vanguardas europeias, o modernismo fez um corte, sobretudo, mais ríspido na literatura. “Sua primeira fase desejava conquistar espaço e criar produções que dariam forma e volume ao estilo”, explica Luís Adolfo Alves, professor do colégio e curso SEI. Nessa fase, autores como Oswald de Andrade (escritor e dramaturgo que tratava de assuntos como a língua e a rotina dos brasileiros) criavam poemas que destoavam dos padrões formais do parnasianismo.

Segunda fase (1930-1945)

Foi uma fase mais madura, que não necessitava provar o seu valor à sociedade. Alguns autores, como Carlos Drummond e João Cabral de Mello Neto, destacaram-se e marcaram a literatura brasileira. “Outros aspectos relevantes são as obras ficcionais de prosa. Nesse cenário, Graciliano Ramos e Jorge Amado tiveram obras magistrais, como Vidas Secas e Capitães da Areia”, complementa Luís Adolfo Alves.

Terceira fase (1945-1978)

Essa fase ficou marcada pela liberdade. Os autores da época não se sentiam obrigados a seguir os ideais discutidos na Semana de Arte Moderna. Seus representantes buscavam refletir sobre a psicologia humana. Nesse cenário, destacaram-se Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes.

A escritora Clarice Lispector se destacou na terceira fase do Modernismo (Imagem: Maarten Zeehandelaar | Shutterstock)

Principais obras do Modernismo

Primeira fase

Segunda fase

Terceira fase

Sair da versão mobile