A culinária baiana é um tesouro gastronômico do Brasil, celebrada por sua riqueza de sabores e influências culturais profundas. O que torna a cozinha da Bahia tão especial é a fusão única de ingredientes locais e técnicas culinárias oriundas de diferentes culturas, como africanas, indígenas e europeias. Os pratos típicos da Bahia são uma festa de aromas e sabores intensos, resultado da combinação de especiarias como azeite de dendê, pimentas, coentro, leite de coco e outros condimentos regionais.
A seguir, confira como preparar algumas receitas da culinária baiana!
Camarão à baiana
Ingredientes
- 1 kg de camarão
- 1 kg de tomate cortado em cubos pequenos
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 1 colher de sopa de azeite
- Leite de coco a gosto
- Suco de 1/2 limão
- Sal, pimenta-do-reino moída e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Retire as cascas e as tripas dos camarões. Em seguida, lave-os em água corrente. Em um recipiente, tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e cheiro-verde. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, depois, coloque os camarões e refogue até dourar. Em seguida, acrescente o tomate e cozinhe até que forme um molho consistente. Junte o leite de coco, tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos. Após, desligue o fogo, adicione o azeite de dendê, acerte a pimenta-do-reino e misture bem. Sirva a seguir.
Lambreta
Ingredientes
- 1/4 de xícara de chá de azeite
- 3 kg de lambreta (marisco)
- Sal a gosto
- 4 xícaras de chá de água
- Suco de 2 limões
- 2 tomates cortados em pedaços
- 1 cebola picada
- 1/2 xícara de chá de coentro picado
Modo de preparo
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e acrescente a cebola, o suco de limão, o sal e os tomates. Refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Após esse período, adicione o coentro, a água e a lambreta. Tampe a panela e ferva até todas as conchas da lambreta abrirem. Desligue o fogo e, com o auxílio de uma escumadeira, retire as lambretas e sirva-as com o caldo que ficou na panela.
Moqueca de peixe
Ingredientes
- 1 1/2 kg de pescada-branca cortada em postas
- Suco de 2 limões
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 cebolas picadas
- 2 maços de cebolinha picados
- 1 maço de coentro picado
- 2 tomates picados em cubos
- 3 pimentões vermelhos cortados em rodelas
- 2 xícaras de chá de leite de coco
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture o óleo, o azeite, a cebola, a cebolinha e o tomate e reserve. Em outro recipiente, tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino e suco de limão, leve-o à geladeira por 1 hora. Após esse período, retire o peixe da geladeira. Em uma panela, faça uma camada com os temperos misturados e, por cima, disponha as postas do peixe. Cubra-os com as rodelas de pimentão, acrescente o leite de coco e leve ao fogo baixo por 15 minutos. Para finalizar, desligue o fogo, salpique o coentro e sirva a seguir.
Xinxim de galinha
Ingredientes
- 2 kg de galinha cortada em pedaços
- Suco de 5 limões
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 1/2 xícara de chá de folhas de hortelã picadas
- 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
- Sal a gosto
- Água
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere os pedaços de galinha com suco de limão e deixe-os descansar por 5 minutos. Em uma panela, aqueça o óleo de soja em fogo médio e doure o alho e a cebola. Em seguida, acrescente os pedaços de galinha e tempere-os com sal. Cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos.
Após esse período, adicione as folhas de hortelã e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e, com o auxílio de uma concha, retire o caldo da panela e o transfira para outra. Leve a panela com o caldo ao fogo médio e despeje a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre. Cozinhe o caldo por 5 minutos, mexendo para não empelotar. Desligue o fogo e sirva o caldo com a galinha.