Ícone do site Portal EdiCase

5 receitas de pães típicos de diversos lugares do mundo

Pão brioche em cima de tábua com faca ao lado

Brioche (Imagem: Marcelo_Krelling | Shutterstock)

O pão está presente em diversas culturas ao redor do mundo. E, por ser um alimento versátil, pode ser incrementado com diferentes tipos de ingredientes – alguns típicos de cada região. Além disso, também é uma excelente opção para acompanhar pratos, criar combinações e muito mais. Por isso, separamos 5 receitas de pães de variados países para você experimentar. Confira!

Brioche (França)

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o açúcar, o sal, as gemas, a margarina, o leite e o fermento e misture até obter uma consistência homogênea. Acrescente a farinha de trigo e mexa até obter o ponto de uma massa solta. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e disponha sobre uma assadeira untada com margarina. Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

Ciabatta (Itália)

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes secos, abra um espaço no meio e coloque o restante dos ingredientes. Misture até obter uma massa lisa e enxuta. Depois, disponha a massa sobre uma superfície enfarinhada com farinha de trigo e, com a ajuda de um rolo, abra no formato de um retângulo. Cubra com um plástico-filme e deixe descansar por 1 hora. Em seguida, com a ajuda de uma faca, corte a massa em fatias e coloque em formas enfarinhadas com farinha de trigo. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 170°C por 30 minutos. Sirva em seguida.

Dica: não coloque a água toda de uma vez, pois alguns tipos de farinha absorvem mais e outros menos. De modo geral, para cada 1 kg de farinha são 500 ml de água.

Naan bread (índia)

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o alho e misture bem. Aos poucos, acrescente o leite, o ovo, a coalhada, o sal e a manteiga e mexa até obter uma massa homogênea. Cubra com um plástico-filme e deixe descansar por 1 hora. Após, polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, disponha a massa sobre, sove bem e corte em pedaços. Com a ajuda de um rolo, abra cada pedaço em uma espessura fina e em formato oval. Transfira para uma assadeira untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 270ºC até crescer e dourar. Sirva em seguida.

Pão chinês assado no vapor (Imagem: L.F | Shutterstock)

Pão chinês assado no vapor

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o açúcar e a água e misture bem. Adicione o fermento biológico e mexa para incorporar. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Em uma batedeira, peneire a farinha de trigo e o fermento químico. Acrescente o óleo e a mistura com açúcar e fermento biológico e bata até a massa ficar elástica. Transfira para um recipiente e deixe descansar até crescer. Depois, divida a massa em pequenas porções, modele no formato de uma trouxinha e finalize fazendo riscos sobre a superfície. Deixe descansar por mais 15 minutos e transfira para uma panela a vapor. Leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Sirva em seguida.

Pão espanhol

Ingredientes

Modo de preparo

Comece a receita separando as gemas da clara. Reserve. Em um recipiente, coloque o açúcar e as gemas e bata até obter uma mistura espessa. Reserve. Em uma batedeira, coloque as claras e bata até obter o ponto de neve. Adicione o sal e as gemas e mexa delicadamente. Acrescente a essência de baunilha e a farinha de trigo e misture até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno preaquecido a 190ºC até o pão crescer e dourar. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile