Pães: aprenda a preparar receitas de diferentes partes do mundo

Pães: aprenda a preparar receitas de diferentes partes do mundo

5 receitas tradicionais de alguns países famosos pela produção desse alimento saudável e delicioso

O pão está presente em diversas culturas ao redor do mundo. Por ser um alimento versátil, pode ser incrementado com muitos ingredientes – alguns típicos de cada região. Além disso, também pode ser usado para acompanhar pratos, criar combinações e muito mais. Por isso, separamos para você pães de diferentes países.

BRIOCHE (FRANÇA)

Ingredientes

2 colheres de sopa de fermento em pó fresco

2 colheres de sopa de margarina

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de café de sal

200 ml de leite morno

2 gemas de ovo

Farinha de trigo a gosto

Gema de ovo para pincelar

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o açúcar, o sal, as gemas, a margarina, o leite e o fermento em pó. Sove com as mãos e acrescente a farinha de trigo até obter o ponto de uma massa solta. Faça bolinhas e deixe crescer. Pincele com a gema e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar.

CIABATTA (ITÁLIA)

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo especial

600 ml de água morna

50 g de queijo parmesão ralado

30 g de fermento biológico

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de margarina

2 claras de ovo

Modo de preparo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes secos, abra um espaço no meio e coloque o restante dos ingredientes. Misture até obter uma massa lisa e enxuta. Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e forme um retângulo. Cubra com farinha de trigo e deixe descansar por 1 hora. Corte a massa em fatias e coloque em formas polvilhadas com farinha de trigo. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 170°C por aproximadamente 30 minutos . Sirva com frios, pastas ou com uma salada de sua preferência.

Dica: não coloque a água toda de uma vez, porque alguns tipos de farinha absorvem mais e outros menos. De um modo geral, para cada 1 kg de farinha são 500 ml de água.

PÃO CHINÊS ASSADO NO VAPOR

Ingredientes

5 xícaras de chá de farinha de trigo

50 g de açúcar

400 ml de água morna

3 tabletes de fermento fresco biológico

10 g de fermento químico

30 ml de óleo de soja

Modo de preparo

Dissolva o açúcar na água e adicione o fermento biológico. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Em uma tigela, peneire a farinha com o fermento químico, adicione o óleo e a mistura de açúcar e fermento biológico. Bata tudo em uma batedeira até a massa ficar elástica. Deixe a massa descansar em uma tigela, até crescer. Depois, divida a massa em porções, em formato arredondado, e deixe descansar por 15 minutos. Cozinhe no vapor por 10 minutos.

NAAN BREAD (ÍNDIA)

Ingredientes

500 g de farinha de trigo

100 ml de copo de leite

8 colheres de sopa de coalhada fresca

4 dentes de alho picados

1 ovo batido

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1/2 envelope de fermento em pó

4 colheres de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

Óleo para untar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar e o alho. Acrescente aos poucos o leite, o ovo, a coalhada e a manteiga. Misture até obter uma massa homogenia. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Sove a massa e corte em pedaços. Abra a massa em espessura fina e em formato oval. Coloque a massa aberta em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno, preaquecido, a 270ºC até a massa crescer.

PÃO ESPANHOL

Ingredientes

150 g de farinha de trigo

150 g de açúcar

6 ovos

1 colher de café de essência de baunilha

Manteiga para untar

Sal a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 190°C e unte uma forma com manteiga. Separe as gemas da clara.  Em um recipiente, coloque o açúcar, as gemas e bata até que a mistura cresça. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e adicione as gemas, mexendo delicadamente. Acrescente a essência de baunilha, a farinha de trigo e misture até obter uma massa homogênea. Abaixe a temperatura do forno para 170°C. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 40 minutos, até o pão crescer e ficar dourado. Retire do forno e deixe-o esfriar antes de cortar.

Redação EdiCase

One thought on “Pães: aprenda a preparar receitas de diferentes partes do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *