Ícone do site Portal EdiCase

5 receitas caseiras para ajudar a acelerar o metabolismo

Porção de camarões grelhados e temperados com alho e pimenta, é servida em um prato branco, acompanhada de fatias de limão fresco e folhas de coentro

Camarão picante com alho e limão (Imagem: Elena Shashkina | Shutterstock)

Alimentos termogênicos são ingredientes que possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal durante a digestão, promovendo um maior gasto calórico. Pimentas, gengibre, canela e outras especiarias, por exemplo, promovem a termogênese. Eles ativam o sistema nervoso simpático, liberando adrenalina, o que ajuda a acelerar a quebra de gorduras. 

Além disso, esses alimentos apresentam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que beneficiam o sistema imunológico e melhoram a circulação sanguínea. Ao incluir esses componentes em pratos do dia a dia, você desfruta de sabores intensos e benefícios surpreendentes.

“Mas, para fazerem efeito no organismo, é importante combiná-los com uma alimentação balanceada e exercícios. Caso contrário, os termogênicos não farão nenhuma diferença”, explica a nutricionista Roseli Rossi.

Por isso, confira cinco receitas caseiras para ajudar a acelerar o metabolismo!

Camarão picante com alho e limão

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino, alho, suco de limão e pimenta-calabresa. Depois, aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o camarão e cozinhe por 2-3 minutos de cada lado. Decore com coentro picado, transfira para um prato e sirva imediatamente.

Sopa de lentilha com pimenta e gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

Em fogo médio, aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola, o alho, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça até dourarem. Adicione a cenoura e o aipo e refogue por mais alguns minutos. Acrescente a lentilha e o caldo de legumes e cozinhe por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.

Quinoa com legumes assados e açafrão

Ingredientes

Modo de preparo

Lave a quinoa em água corrente. Em uma panela, cubra a quinoa com água e cozinhe em fogo médio até secar. Reserve. Em uma assadeira, coloque a abobrinha, o pimentão e a berinjela. Tempere com azeite, açafrão, sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 20-25 minutos. Depois, em um recipiente, misture os legumes assados com a quinoa cozida e decore com salsinha picada. Sirva em seguida.

Salada de triguilho com grão-de-bico e vegetais (Imagem: Svetlana Monyakova | Shutterstock)

Salada de triguilho com grão-de-bico e vegetais

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque a água, adicione uma pitada de sal e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o triguilho, mexa bem e retire do fogo. Cubra a panela e deixe descansar por cerca de 20 minutos ou até que o triguilho absorva toda a água e fique macio. Depois, use um garfo para soltar os grãos e reserve.

Em uma tigela grande, combine o triguilho cozido, o grão-de-bico, o tomate, o pimentão, o pepino, a cebola-roxa e a salsinha. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o sal, a pimenta-do-reino e o açafrão. Mexa bem até emulsionar. Despeje o molho sobre a combinação de triguilho e vegetais e misture bem para incorporar todos os ingredientes. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino conforme necessário. Deixe descansar por cerca de 10-15 minutos antes de servir, para permitir que os sabores se misturem bem.

Batata-doce assada com canela e pimenta-caiena

Ingredientes

Modo de preparo

Descasque e corte as batatas-doces em rodelas ou tiras. Coloque-as em uma assadeira e tempere com azeite, canela, pimenta-caiena e sal. Misture bem para cobrir todas as batatas com os temperos. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 25-30 minutos ou até que as batatas-doces estejam macias e levemente douradas. Depois, é só servir!

Sair da versão mobile