Ícone do site Portal EdiCase

3 receitas para ajudar a combater a prisão de ventre

Couve flor gratinada

Couve-flor gratinada (Imagem: Marina Onokhina | Shutterstock)

A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é um problema gastrointestinal comum que dificulta a evacuação. Esta condição pode ser causada por diversos fatores e atingir pessoas de todas as idades. Mas, por meio da alimentação, é possível regular o funcionamento do intestino e aliviar a prisão de ventre.

Alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras, desempenham um papel essencial no funcionamento intestinal. “Favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, explica a nutricionista Ronimara Santos. 

Por isso, confira três receitas indicadas pela nutricionista que vão te ajudar a combater esse problema!

Couve-flor gratinada

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite e o amido de milho. Mexa até engrossar, junte o sal e o orégano. Acomode a couve-flor em uma forma e cubra com o molho. Leve ao forno preaquecido na temperatura média para gratinar. Sirva em seguida.

Lasanha de berinjela

Ingredientes

Modo de preparo

Fatie as berinjelas na direção do comprimento, em fatias de aproximadamente 1cm e reserve-as imersas em um recipiente com água fria. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho e a cebola. Adicione a carne moída e refogue até desgrudar do fundo da panela. Adicione a água, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe apurar por 5 minutos. Retire as fatias de berinjela da água e seque em papel-toalha. Em uma travessa, intercale as fatias de berinjela com o molho de carne. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por 40 minutos. Sirva em seguida.

Bolo de cenoura integral (Imagem: Paulo Vilela | Shutterstock)

Bolo de cenoura integral

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes (exceto o fermento) no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Comece pelos ingredientes úmidos e depois os secos. Adicione por último o fermento e bata rapidamente apenas para misturar. Despeje a massa em uma forma untada com óleo e enfarinhada com farinha de trigo e salpique a canela. Leve ao forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos. Depois, faça uma cobertura derretendo o chocolate por 30 segundos no micro-ondas e despeje no bolo ainda quente. Sirva após esfriar.

Sair da versão mobile