Veja como a quantidade de fios interfere na qualidade do lençol
Comprar um lençol de cama pode até parecer uma tarefa simples, mas exige atenção. Por exemplo, ao escolher entre um modelo e outro é sempre recomendado verificar o rótulo do produto, porém, nem sempre é fácil compreender as informações que estão contidas ali, especialmente em relação à quantidade de fios e sua importância para o descanso merecido.
Por isso, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec (lavanderia especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis), explica a diferença entre a quantidade de fios dos lençóis para te auxiliar na hora comprar o seu enxoval. Confira!
180 fios
São os modelos mais simples e com preços acessíveis, pois são produzidos com algodão e poliéster. Os itens são indicados para o dia a dia, principalmente quando é realizada várias trocas de forros de cama na semana. Porém, este tipo de jogo de cama não é recomendado para dias quentes ou no verão, já que esquentam com facilidade, causando desconforto durante o sono.
400 fios
Enxoval com peças com essa quantidade de fios já proporciona um toque mais macio. É indicado para os dias mais quentes e abafados. O tecido com até 400 fios também traz mais suavidade e é conhecido pela sua durabilidade. Acima de 200 fios, este tipo de jogo de cama passa a ser conhecido como percal.
600 fios
Este tipo de lençol requer um investimento mais elevado. Em compensação, o jogo de cama traz conforto extremo e toque acetinado, proporcionando muita maciez. O enxoval com essas peças tem a durabilidade maior se comparado aos outros modelos.
1000 fios
Quando se fala em jogos de cama com mais de 1000 fios, o conforto e a qualidade estão no topo da descrição. Segundo Marinês Cassiano, este tipo de peça pode durar anos, cumprindo com sua proposta em manter a cama confortável e macia.
Como escolher o melhor tecido?
De acordo com Marinês Cassiano, além da quantidade de fios, o tecido também influencia na qualidade do jogo de cama, impactando na durabilidade e bem-estar durante o sono. “O ideal é optar por peças de algodão, que trazem frescor e não causam irritabilidade, e são os mais indicados para enxoval. Para quartos infantis, uma opção pode ser itens de malha, que são 100% algodão com tratamento dos fios, com toque mais delicado e suave”, diz a profissional.
Cuidados com o lençol
Independentemente da qualidade do lençol, é importante manter a higiene da peça. “A troca e higienização dos jogos de cama tem que ser feita semanalmente. É necessário seguir as indicações do fabricante, que constam nas etiquetas das peças, para manter qualidade e maciez. E quanto maior a quantidade de fios, mais nobre o tecido. Por isso, para uma limpeza que forneça a prolongação da vida útil do enxoval, utilizar o serviço de lavanderia especializada é o mais recomendado”, comenta Marinês Cassiano.
Por Caroline Souza