Ícone do site Portal EdiCase

11 dicas simples para emagrecer de maneira saudável

Mulher atlética comendo uma tigela saudável de muesli com frutas no chão da cozinha em casa

Incorporar alimentos ricos em antioxidantes no café da manhã não apenas impulsiona a eliminação de toxinas, mas também favorece a saúde metabólica (Imagem: Josep Suria | Shutterstock)

Com a chegada do novo ano, a busca por estratégias simples e eficazes para perder peso e adotar um estilo de vida saudável está em alta. Priorizar alimentação balanceada, exercícios regulares e cuidados com o sono é fundamental nessa jornada. Além das dicas convencionais, a médica Lorena Balestra compartilha sugestões fáceis para acrescentar na sua rotina de 2024. Confira!

1. Comece com um café da manhã nutritivo 

Inicie o dia com um café da manhã equilibrado, mas vá além – inclua alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e frutas de cor laranja, que auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para a saúde metabólica. A especialista também indica fontes de fibras como aveia para ajudar na saciedade e energia durante o resto do dia. 

2. Hidrate-se adequadamente 

Intensifique sua hidratação com muita água! A médica destaca que, quando acreditamos estar com fome, muitas vezes estamos, na verdade, com sede. Lorena indica multiplicar seu peso por 35 ml de água, assim você descobrirá a quantidade mínima que tem que consumir diariamente. 

3. Faça escolhas inteligentes nos seus lanches 

Experimente consumir lanches ricos em ômega-3, como nozes e sementes de chia. “Esses ácidos graxos essenciais não só promovem a saciedade, mas também contribuem com diversos benefícios nutricionais. Acrescentar opções de proteínas magras também ajuda a aumentar a saciedade. Lanches proteicos são ótimos combustíveis para o ganho de massa muscular”, afirma a especialista. 

4. Incorpore atividades físicas simples 

Além dos exercícios convencionais, pratique atividades que envolvam equilíbrio, como yoga ou pilates. Essas atividades não apenas queimam algumas calorias, como também fortalecem o núcleo, melhoram a postura e diminuem a ansiedade, que pode te fazer comer demais. 

5. Controle as porções nas refeições 

Invista em grandes porções de vegetais e legumes como cenoura, abobrinha, pimentão e berinjela, que possuem poucas calorias e geram saciedade. 

Dormir bem mantém o organismo saudável e auxilia na regulação hormonal e no controle de peso (Imagem: Damir Khabirov | Shutterstock)

6. Durma bem 

Para otimizar a qualidade do sono, crie um ambiente propício, mantendo o quarto escuro, silencioso e fresco. “A qualidade do seu sono está diretamente ligada à regulação hormonal e, consequentemente, ao controle do peso”, alerta a médica Lorena. 

7. Mantenha um diário alimentar 

Além de registrar alimentos, anote também os momentos em que se sente mais motivado para o exercício. Segundo a médica Lorena Balestra, identificar padrões positivos pode ajudar a otimizar a programação de atividades físicas. 

8. Reduza alimentos ultraprocessados, gorduras e açúcares 

Evite alimentos ultraprocessados e considere reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras. “Os pacientes relatam benefícios para a saúde digestiva e perda de peso ao adotar uma dieta com menos açúcar e gordura adicionada”, ressalta. 

9. Siga um ordem ao consumir os alimentos

A pesquisadora é criadora do método “40P/30G/30C”, que organiza as refeições por ordem de ingestão dos alimentos: primeiro proteínas, saladas, legumes e vegetais, grãos e os carboidratos por último. Esse método auxilia na saciedade, fazendo com que o consumo de alimentos seja menor. 

10. Planeje refeições com antecedência 

Quando você cozinha antecipadamente, evita comer alimentos de fácil preparo e pouco valor nutricional, como macarrão instantâneo, hambúrgueres e empanados. 

11. Pratique o mindful eating 

Além de saborear cada refeição, pratique a respiração profunda antes de comer. Isso não apenas ajuda a relaxar, mas também facilita a transição para o estado de repouso, otimizando a digestão. 

Ao incorporar essas dicas, é possível criar hábitos saudáveis aos poucos, que contribuem para a perda de peso gradual e sustentável. “Lembre-se de que a individualidade desempenha um papel crucial, e é sempre aconselhável adaptar as estratégias de acordo com as suas necessidades e preferências pessoais”, finaliza Lorena. 

Por Tayanne Silva

Sair da versão mobile