Ícone do site Portal EdiCase

3 receitas de massa para o domingo

Quiche em cima de uma mesa de madeira com um pedaço cortado

Quiche (Imagem: Lesya Dolyuk | Shutterstock)

De origem italiana, as massas conquistaram o mundo com o seu sabor irresistível e versatilidade. Perfeitas para serem servidas no almoço de domingo, jantar ou reuniões entre amigos, elas são a opção ideal para aproveitar o fim de semana sem abrir mão de apreciar uma deliciosa refeição. Isso porque elas são práticas de fazer e combinam com diversos tipos de molhos e recheios.

Por isso, selecionamos 3 receitas com massas de dar água na boca para você preparar uma refeição caprichada em poucos minutos. Confira!

Quiche

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture até obter uma consistência homogênea. Depois, disponha a massa sobre uma assadeira com fundo removível e forre o fundo e as laterais. Reserve.

Recheio

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, exceto o queijo parmesão, e misture bem. Após, com a ajuda de uma colher, disponha o recheio sobre a massa e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

Canelone de espinafre

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o sal, o óleo e os ovos e mexa bem. Após, modele no formato de uma bolinha, disponha sobre um recipiente, cubra com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de trigo, disponha a massa sobre ela e, com a ajuda de um rolo, abra bem. Corte-a no formato de quadrados e leve para cozinhar em uma panela com água quente e óleo. Depois, com a ajuda de uma escumadeira, retire a massa da panela, escorra e reserve.

Recheio

Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte as folhas do espinafre e refogue até murcharem. Desligue o fogo, acrescente a ricota e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Montagem

Abra a massa em uma superfície lisa, coloque o recheio e enrole. Repita o processo com toda a massa e disponha sobre uma assadeira com o molho de tomate. Cubra com queijo muçarela e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 5 minutos. Sirva em seguida.

Lasanha de carne moída (Imagem: Dina Photo Stories | Shutterstock)

Lasanha de carne moída

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e amasse bem. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Após, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de trigo, disponha a massa sobre ela e, com a ajuda de um rolo, abra e corte no tamanho desejado. Reserve. Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Aos poucos, disponha a massa sobre ela e cozinhe até ficar al dente. Depois, escorra a massa e passe na água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a carne, o alho e a cebola e doure. Acrescente o molho de tomate e a água e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com o cheiro-verde. Reserve.

Montagem

Em uma travessa, coloque um pouco do molho antes de montar a lasanha, para não grudar. Em seguida, intercale camadas de massa, molho, presunto e muçarela, finalizando com o queijo. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 15 minutos. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile