Ícone do site Portal EdiCase

5 receitas de pratos leves para começar a semana

Panela com brócolis e ovo

Frittata de brócolis (Imagem: Chatham172 | Shutterstock)

Nada melhor do que começar a semana com uma alimentação saudável, equilibrada, saborosa e prática. Além de ajudar a manter a dieta em dia, bons hábitos alimentares também contribuem com a qualidade de vida. Pensando nisso, selecionamos 5 receitas leves e deliciosas para você incluir na dieta. Confira!

Frittata de brócolis

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe os floretes de brócolis no vapor até ficarem macios. Tempere com sal e reserve. Em um recipiente, coloque os ovos, o sal e a pimenta-do-reino e bata bem. Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Após, acrescente o ovo batido e o brócolis, tampe a frigideira e deixe a frittata cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Sirva em seguida.

Filé de frango com crosta de chia e castanha

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque os filés de frango e tempere com o suco de limão, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Em outro recipiente, coloque a chia, a castanha-do-pará e o tomilho. Misture bem. Passe os filés de frango na crosta e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Após, coloque os filés de frango e grelhe igualmente os dois lados. Retire os filés do fogo e sirva em seguida.

Hambúrguer de feijão (Imagem: RHJPhtotos | Shutterstock)

Hambúrguer de feijão

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Após, escorra a água e lave o feijão em água corrente. Em uma panela de pressão, coloque o feijão, cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo médio. Assim que a panela pegar pressão, cozinhe por mais 15 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão da panela sair, retire a tampa, escorra a água e deixe o feijão esfriar. Transfira o feijão sem o caldo para um processador, coloque a cebola e o alho e bata até obter uma massa homogênea.

Em um recipiente, disponha o feijão batido e misture com a farinha de grão-de-bico. Adicione o sal, a pimenta-do-reino e o orégano. Misture bem e leve a massa à geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira e modele a massa no formato de hambúrguer. Em uma forma forrada com papel-manteiga, disponha os hambúrgueres e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos, virando-os na metade do tempo. Após, retire do forno e sirva em seguida.

Espaguete de cenoura e abobrinha

Ingredientes

Modo de preparo

Com o auxílio de um cortador de legumes em espiral, fatie as abobrinhas e as cenouras no formato de espaguete. Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir as abobrinhas e as cenouras e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, adicione as abobrinhas, as cenouras e o sal. Cozinhe por 2 minutos, desligue o fogo, escorra completamente a água e reserve as abobrinhas e as cenouras.

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Após, adicione o alho e a cebola e doure. Em seguida, acrescente os tomates-cerejas e refogue-os por 2 minutos. Junte o molho de tomate, o sal, a pimenta-do-reino e o orégano e misture bem. Cozinhe por 3 minutos e desligue o fogo. Em um recipiente, disponha o espaguete de cenoura e abobrinha, cubra com o molho de tomate e sirva em seguida.

Tabule tropical

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o trigo para quibe, cubra com água e deixe de molho por uma hora. Depois, escorra a água e coloque o trigo em uma tigela. Acrescente o pepino, os tomates, a manga e a hortelã. Tempere com azeite, sal, limão, pimenta-do-reino, cebolinha e salsinha. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile