Ícone do site Portal EdiCase

7 receitas fit e saudáveis para veganos

Dois hamburgueres de beterraba dentro de uma panela preta com folhas

Hambúrguer de beterraba (Imagem: Elena Veselova | Shutterstock)

As receitas veganas podem ser saudáveis e repletas de sabor. Inclusive, algumas delas são ricas em nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo, oferecendo inúmeros benefícios para o corpo e sendo excelentes aliadas das dietas, pois ajudam a manter a saciedade e promovem uma alimentação mais equilibrada. 

A seguir, confira 7 receitas veganas saudáveis, deliciosas e leves para inserir no seu dia a dia. Veja! 

Hambúrguer de beterraba 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque a beterraba e o grão-de-bico e bata até ficar homogêneo. Adicione as nozes, o coentro, o alho e a farinha de linhaça e bata novamente até obter uma consistência homogênea. Transfira para um recipiente e, aos poucos, acrescente a farinha de aveia. Misture bem até incorporar com os demais ingredientes. Unte uma assadeira com azeite e reserve. Com a massa, molde hambúrgueres e disponha sobre a assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos, virando na metade do tempo. Sirva em seguida. 

Dica: sirva o hambúrguer com salada.

Chips de couve 

Ingredientes 

Modo de preparo

Remova as folhas de couve do talo e corte-as em pedaços. Transfira as folhas para um recipiente, regue com azeite, tempere com sal e misture bem. Unte uma assadeira com azeite e disponha as folhas de couve sobre ela. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até as folhas ficarem crocantes. Sirva em seguida. 

Crepioca de coco com chia 

Ingredientes 

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque o tofu, a goma de tapioca, o coco ralado e a chia e misture até obter uma consistência homogênea. Reserve. Unte uma panela com óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha a crepioca sobre ela e doure os dois lados. Sirva em seguida. 

Nuggets de tofu assado (Imagem: Koarakko | Shutterstock)

Nuggets de tofu assado

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um recipiente, amasse o tofu com um garfo. Adicione a farinha de milho, a farinha de trigo e o suco de limão e misture bem. Acrescente a cenoura, o pimentão, a cebola, a salsinha e o alho e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aos poucos, coloque o azeite e a água e misture até obter uma consistência homogênea. Após, modele os nuggets, disponha sobre uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido em 180°C por 40 minutos. Sirva em seguida. 

Biscoito de maçã com canela 

Ingredientes 

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque os flocos de aveia e as nozes e bata até obter uma farinha. Acrescente as tâmaras, a maçã, a canela, o fermento químico e o óleo de coco, o leite de coco e bata novamente até obter uma consistência homogênea. Enfarinhe uma superfície lisa com a farinha de aveia, disponha a massa sobre ela e abra com a ajuda de um rolo. Corte com a ajuda de um cortador e disponha os biscoitos sobre uma assadeira untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de aveia. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida. 

Sorbet de frutas amarelas (Imagem: Batti | Shutterstock)

Sorbet de frutas amarelas

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar cremoso. Transfira para um recipiente com tampa e leve ao freezer por 2 horas. Sirva em seguida.

Quiche de alho-poró

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Em seguida, distribua a massa no fundo e nas laterais de uma forma forrada com papel-manteiga. Com um garfo, faça diversos furos na base da massa. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Reserve.

Recheio

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e doure a cebola e o alho. Transfira para um liquidificador e adicione os demais ingredientes, exceto o alho-poró, e bata até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para um recipiente e misture com o alho-poró. Distribua o recheio sobre a massa pré-assada, regue com azeite e leve ao forno médio preaquecido até dourar. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile