Diablo IV promete ser o jogo que todo fã da série esperava
Em meio a tantos equívocos que a Blizzard tem feito desde Diablo III – sem falar na tristeza pay to win que é Diablo Immortal –, é até surpreendente ver tantos elogios nas conversas sobre Diablo IV após o beta. O novo jogo não reinventa nada de forma muito surpreendente, mas talvez a surpresa seja justamente ver que ele é só um Diablo muito bem-feito.
Algumas melhorias no game
Na verdade, até que há muitas novidades, mas boa parte delas pode ser vista mais como evolução de sistemas de Diablo III do que como grandes ideias inéditas. O novo mundo é aberto de forma mais palpável, com mais cara de MMO (algo em que D3 colocou só a ponta do pé na água). O mapa mostra as várias áreas para onde você pode viajar a qualquer hora, marcadas com o nível recomendado para sobreviver lá.
Nada do “lado de fora” é procedural (o mundo é feito do jeito que a Blizzard quer), porém as dungeons continuam com rotas criadas aleatoriamente. Há sidequests por toda parte no mundo e também lutas especiais em que algum monstro fortão aparece e qualquer jogador nas redondezas pode ajudar a derrotar – o clássico “world event” que praticamente todo MMORPG faz.
Construção coletiva
Agora dá para encontrar outros jogadores por aí em qualquer lugar ao qual você vá e se juntar a eles a qualquer momento para terminar uma dungeon ou encarar um chefe – novamente puxando mais para o lado de MMO. Algo que não tem nada a ver com D3 é a atmosfera do mundo: D4 é muito mais parecido com D1 e D2 na vibe das trevas, sem cores e com aquele ar brutal.
Qualquer um que já jogou a série vai se sentir em casa, com a mesma visão isométrica e poderes absurdos que cortam inimigos como se fossem mato. A árvore de habilidades parece permitir criatividade e é barata de resetar para tentar builds diferentes. Agora é só rezar para não ter nada pay to win.
Por Douglas Martinez – Editora Europa