5 truques para reduzir o frizz nos cabelos
O frizz é um fenômeno comum que afeta muitas pessoas, principalmente aquelas com cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Trata-se daqueles fios rebeldes e arrepiados que parecem ter vida própria, não importa o quanto você tente domá-los.
Isso ocorre quando a cutícula do cabelo se abre devido à falta de umidade, danos causados por químicas, uso excessivo de calor ou, até mesmo, condições climáticas adversas, como um ambiente úmido. Essa abertura permite que a umidade do ar penetre no fio, causando inchaço e consequentemente o aspecto arrepiado.
Embora o frizz possa ser frustrante, existem várias técnicas para ajudar a controlar esse problema. Por isso, Aline Morais, cabeleireira que atende pelo GetNinjas (aplicativo para contratação de serviços), lista 5 dicas práticas que podem ser feitas em casa e aplicadas em todos os tipos de cabelos. Confira!
1. Utilize óleo de coco
Uma manutenção prática e extremamente eficaz para alinhar os fios e diminuir o frizz é a umectação com óleo de coco. É necessário aplicar nos cabelos secos, do couro cabeludo até as pontas, e deixar agindo entre 6h e 8h. Em alguns casos, pode-se dormir com a aplicação no cabelo e retirar no outro dia. O óleo de coco é recomendado, sobretudo, para os cabelos cacheados.
2. Invista em aminoácidos
Outra opção para diminuir o frizz é usar aminoácidos como a queratina. A versão mais conhecida é em creme. Ao aplicá-la no cabelo, deixe-a agir por 40 minutos com uma touca térmica.
3. Aplique leave-in nos fios
Um grande aliado para a redução do frizz é o leave-in. Aplicado no cabelo ainda molhado, ele protege o fio, criando uma película. Dessa forma, a umidade e o ar não serão um problema.
4. Estabeleça uma rotina de cuidados
Manter uma frequência semanal de atenção aos cabelos reduz de maneira notável a incidência de frizz nos fios.
5. Cuidado ao secar os cabelos
Evite esfregar a toalha nos fios, pois ela causa atrito e piora o quadro de ressecamento. Seque com delicadeza e calma os seus cabelos. Evite também lavá-los com água quente.
Por Bruna Zanin