3 orações para o Dia de Reis
Imbuídos de uma fé inabalável, os Magos foram agraciados por uma estrela-guia, revelando o nascimento do Salvador. Sua jornada os levou ao palácio do temido Rei Herodes, mas nada os deteve na busca pelo Messias. E foi em uma humilde moradia, preparada por José, que encontraram Jesus e Sua família. Com reverência, presentearam o recém-nascido com ouro, incenso e mirra, símbolos de realeza, divindade e humanidade.
Na noite de 5 para 6 de janeiro, é celebrado, pelo mundo afora, o Dia de Reis. Essa tradição, enraizada no século 18 com a transformação dos Três Reis Magos em santos, traz consigo uma narrativa repleta de simbolismos. É uma história de busca, fé inabalável e um encontro divino que transcende o tempo.
Confira, abaixo, 3 orações para o Dia de Reis!
1. Oração para os três Magos
Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Belquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.
Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.
E descobrindo o menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!
2. Oração para conexão com o Divino
Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor.
Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Amém!
3. Oração pela união e fraternidade
Santos Reis, que na simplicidade e na fé encontrastes o Salvador, abençoai este lar. Vinde, guiados pela estrela da harmonia, da paz e da fraternidade, para que a luz que irradiastes ilumine nossas vidas.
Que a união e a compreensão estejam sempre presentes em nossos corações, para que, unidos como irmãos, possamos viver em paz e prosperidade. Que vossa presença nos ensine a valorizar o amor ao próximo e a partilhar com generosidade os dons que recebemos.
Ó Santos Reis, abençoai-nos com vossa paz e proteção, para que nossas ações sejam sempre guiadas pelo exemplo de bondade que nos destes. Amém.