4 filmes nacionais para entender a Proclamação da República

4 filmes nacionais para entender a Proclamação da República
Filmes brasileiros que contam a história do Brasil ajudam a entender o processo da Proclamação da República (Imagem: Reprodução digital | Columbia TriStar Pictures)

Há 134 anos, Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, liderou uma tropa que destituiu o Império de Dom Pedro II e proclamou a República do Brasil. Como resultado, o marco histórico mudou o destino do país e, posteriormente, tornou-se feriado nacional durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1949. Em 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a determinação foi revogada e passou a ser regulada pela Lei n° 10.607/02.

O que foi a Proclamação da República?

A Proclamação da República, também conhecida como ‘Golpe Republicano’ ou ‘Golpe de 1889’, foi resultado de uma articulação entre setores da sociedade que estavam insatisfeitos com a monarquia. No período, militares e civis reivindicavam manifestar as suas posições políticas e, junto de grupos sociais, exigiam participação por via eleitoral, o que culminou na junção dessas classes para derrubar o antigo governo vigente.

Para entender mais detalhadamente como ocorreu o período, confira 4 filmes que falam sobre a história do Brasil:

1. Carlota Joaquina: Princesa do Brasil (1994)

Marieta Severo como Carlota Joaquina em 'Carlota Joaquina: Princesa do Brasil'
‘Carlota Joaquina: Princesa do Brasil’ conta a história da princesa do Brasil (Imagem: Reprodução digital | Warner Bros. Entertainment)

Uma comédia romântica brasileira dirigida por Carla Camurati, o filme satiriza a vida da infanta espanhola Carlota Joaquina, que se tornou princesa do Brasil por seu casamento com Dom João VI, durante o período colonial.

Na obra, são abordadas as intrigas palacianas, a relação conturbada entre o casal e os eventos que levaram a família real portuguesa ao Brasil, fugindo das invasões napoleônicas. Além disso, a narrativa explora, de forma humorística, a rotina da princesa, destacando as suas características peculiares que marcaram seu nome nos livros de história.

2. Guerra de Canudos (1997)

Personagens do filme 'Guerra de Canudos' conversando
‘Guerra de Canudos’ mostra como foi formada a comunidade de canudos e os conflitos da época (Imagem: Reprodução digital | Columbia TriStar Pictures)

Dirigido por Sérgio Rezende, o filme brasileiro é baseado nos eventos reais da Guerra de Canudos, um conflito ocorrido no final do século XIX, no sertão da Bahia. O enredo retrata a formação da comunidade de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (José Wilker), um líder religioso e messiânico.

À medida que Canudos cresce, ele entra em conflito com as autoridades locais e com o governo republicano, que vê a comunidade como uma ameaça. A partir disso, tensões políticas entre poder e fé são iniciadas, culminando na intervenção militar que sufocou o líder da comunidade.

3. Caramuru: A invenção do Brasil (2001)

Personagens do filme 'Caramuru: A invenção do Brasil' conversnado na praia
‘Caramuru: A invenção do Brasil’ explora a chegada de Caramuru ao Brasil e a interação com os indígenas (Imagem: Reprodução digital | Sony Pictures Motion Picture Group)

Estrelado por Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco, a produção dirigida por Guel Arraes é uma comédia histórica que mistura elementos reais e fictícios. Explorando a chegada de Diogo Álvares, o Caramuru, ao Brasil durante o século XVI, a trama conta a trajetória do protagonista após naufragar na costa brasileira e ser acolhido por Tupinambás.

Na comunidade, Caramuru se envolve em situações cômicas e surreais enquanto vivência eventos históricos, como a colonização portuguesa e a interação com os indígenas, tudo isso enquanto de forma humorística, experiência o choque cultural entre europeus e nativos e a construção da identidade brasileira.

4. Brasil Imperial (2020)

Protagonista do filme 'Brasil Imperial' sentado
‘Brasil Imperial’ narra a chegada da família imperial no país (Imagem: Reprodução digital | Fundação Cesgranrio)

Criado por Antonio Ernesto Martins, a produção revisita os principais momentos que atravessam a história da monarquia no Brasil, a partir do ponto de vista de Joaquim Gonçalves Ledo (Ricardo Soares), jornalista político que esteve diretamente envolvido no processo de libertação e democratização do país.

A história começa a partir da mudança da família real para o território na tentativa de escapar das forças napoleônicas e se desenvolve ao longo das transformações políticas e sociais no país, que criaram condições necessárias para a autonomia e futura independência. Além disso, mostra as conspirações políticas da época, o processo de escravidão e as negociações e batalhas que culminaram na volta de D. João VI para Portugal.

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *