Veja como proteger a pele dos danos solares durante o ano inteiro
Os cuidados diários com a pele devem começar ainda na infância, quando o uso do protetor solar é recomendado a partir dos seis meses de idade. Já nesta época da vida, é possível prevenir os danos que ao longo dos anos a radiação ultravioleta provoca na pele, uma vez que ela é cumulativa nas nossas células.
Consequências dos raios UV
Diversos processos são desencadeados pelos raios UV, dentre eles: o envelhecimento cutâneo, as manchas solares, os vincos e as rugas – além, principalmente, do câncer de pele. Atualmente, é importante lembrar que as alterações ambientais, tais como a redução da camada de ozônio e o aumento da temperatura global, tornam ainda mais importante a necessidade dos cuidados com a pele, pois intensificam a absorção dos raios nocivos que entram no nosso planeta.
Saiba como aplicar
O uso do filtro solar é indispensável durante a exposição diária nas ruas, devendo ser utilizado logo pela manhã na face e no dorso das mãos, para que haja proteção tanto para os raios UV quanto para a luz visível, outro espectro de luz que também causa danos a longo prazo na pele e está presente nas luzes fluorescentes, telas de computador, entre outros.
Aplique nos dias nublados e na praia
Em dias nublados, a radiação UV pode variar de 50 a 85%, sendo assim absolutamente necessário o uso dos filtros. Na praia, torna-se indispensável a reaplicação de duas em duas horas ou quando a sudorese ou o banho de mar removem uma parte da camada de produto.
É importante ressaltar que devemos evitar a exposição entre às 10h00 e às 15h00, quando a radiação UVB é mais intensa, e com isso evitamos aquela famosa vermelhidão e as queimaduras solares.
Outros produtos com filtro solar
Para os cuidados diários com a pele do rosto, existem hoje muitas bases cosméticas que contêm filtro solar, tornando ainda mais prático o uso do protetor – principalmente para quem trabalha e precisa de uma pele bonita o dia todo.
Já para aquelas pessoas que não toleram cremes no rosto por conta de acne ou oleosidade, estão disponíveis os filtros de toque seco, controle de oleosidade e efeito matificante, ou seja, a cosmética hoje não é mais um fator que impeça o uso diário dos protetores solares.
Além disso, para facilitar a vida nas cidades com praia, estão disponíveis no mercado roupas e chapéus com filtro UV que auxiliam nos esportes de longa permanência sob o sol ou para aquelas pessoas que desejam uma proteção a mais.
Proteção sempre
A mensagem mais importante é de que a prevenção e o hábito dos cuidados com a pele devem iniciar na infância, já que é ao longo de todos os anos de exposição solar que adquirimos as indesejáveis manchas, vincos, perda do viço cutâneo e desidratação, que culminarão no envelhecimento global adquirido, além da modificação no DNA das células, o que poderá provocar os cânceres de pele. Portanto, prevenção e hábitos saudáveis são as palavras-chaves para os cuidados com o nosso maior cartão de visitas: a pele.
Por Dra. Annie Levy Benzecry Szerman
Médica pós-graduada em Dermatologia pela UFRJ