10 alimentos e bebidas saudáveis para consumir na praia

10 alimentos e bebidas saudáveis para consumir na praia
Para os dias de verão na praia, é essencial consumir opções saudáveis como frutas, oleaginosas e bebidas refrescantes (Imagem: CHALERMCHAI99 | Shutterstock)

Durante o verão, muitas pessoas procuram maneiras de aproveitar ao máximo os dias ensolarados, e uma das atividades mais populares é ir à praia. Seja você um amante do surfe, do sol ou alguém que simplesmente gosta de relaxar à beira-mar, é essencial manter-se nutrido enquanto se diverte. A seguir, veja 10 alimentos saudáveis, práticos e deliciosos perfeitos para levar para a praia!

1. Frutas frescas

Uma seleção de frutas frescas é bastante refrescante. Melancia, abacaxi, morango e uva são opções leves, hidratantes e ricas em vitaminas, fornecendo a energia necessária para um dia sob o sol. “A maior parte das cores da alimentação vem das frutas, que oferecem vitaminas e minerais não fabricados pelo organismo, mas que são essenciais à nutrição adequada e ao bom funcionamento do corpo”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino.

Por exemplo, a melancia ajuda na hidratação do corpo e na restauração da pele por ter, em sua composição, 95% de água. Além disso, é rica em nutrientes como a vitamina C, com ação imunológica, e o licopeno, antioxidante de cor vermelha, ideal para a saúde do coração.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

2. Sanduíche de frango

Preparar sanduíches de frango com pão integral, alface e tomate é uma escolha inteligente para uma refeição leve e satisfatória. O frango é uma opção de proteína magra, garantindo saciedade durante as atividades na praia. Além disso, é rico em vitaminas A e E e possui nutrientes essenciais como os minerais magnésio, sódio e potássio.

3. Salada de grãos

Prepare uma salada de grãos colorida com quinoa, lentilha, legumes frescos e ervas. Esta opção é cheia de fibras, proteínas e nutrientes essenciais para garantir energia ao longo do dia.

Segundo o nutricionista Fernando Castro, os grãos também promovem o controle da glicemia e o aumento da sensação de saciedade. “Por serem alimentos muito fibrosos, eles diminuem a velocidade de absorção de uma refeição, o que é bom, pois diminuem o apetite e a liberação de hormônios que nos fazem ganhar peso”, acrescenta.

4. Mix de oleaginosas

Misture nozes, amêndoas e castanhas para criar um snack crocante e cheio de nutrientes. Essas oleaginosas apresentam inúmeros benefícios por serem ricas em nutrientes e gorduras saudáveis, além de saborosas.

“Elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável”, explica a nutricionista Natália Colombo.

Smoothie de frutas vermelhas
Bebidas como smoothie de frutas vermelhas são uma opção refrescante e saudável para consumir na praia (Imagem: marcin jucha | Shutterstock)

5. Smoothie de frutas vermelhas

Prepare smoothies refrescantes com uma mistura de frutas, iogurte e gelo. Além de serem deliciosos, eles ajudam a manter a hidratação e fornecem vitaminas essenciais.

Uma boa opção é fazer um smoothie de frutas vermelhas. Inclusive, os nutrientes desses alimentos congelados são eficazes da mesma forma quando estão frescos e, por isso, essa é uma alternativa saudável de bebidas refrescantes para ingerir no calor da praia. Além disso, frutas vermelhas — como morango, amoras e mirtilo — são ricas em vitamina C e antioxidantes.

6. Vegetais com homus

Cenouras, pepinos e pimentões são ótimos quando servidos com homus. Esta combinação oferece uma dose de fibras, antioxidantes e proteínas vegetais. O homus é um alimento da culinária árabe feito com grão-de-bico, que atua no controle da glicemia, na regulação do intestino e no combate a inflamações no corpo.

7. Água de coco

Mantenha-se hidratado com água de coco, uma opção naturalmente refrescante, cheia de eletrólitos e minerais essenciais para repor os nutrientes perdidos. “Esses minerais são fundamentais para a função muscular, equilíbrio eletrolítico e saúde óssea”, explica o nutricionista Filipe Oliveira.

Ainda segundo o profissional, é preciso aproveitar a abundância desse alimento no Brasil e incorporá-lo mais em nossa rotina, especialmente no verão. “A água de coco é a estrela do verão. É uma bebida supernutritiva e refrescante, que tem ótimos benefícios para a saúde”, afirma.

8. Barrinhas de cereal

Uma opção conveniente e nutritiva, elas são ótimas para a praia. “As barras de cereais são ricas principalmente em fibras e carboidratos”, afirma a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar. Segundo ela, as fibras ajudam a regular o funcionamento intestinal, já os carboidratos dão a energia.

9. Chips de batata-doce

Substitua os chips tradicionais por uma versão assada de batata-doce. Esses chips são ricos em fibras e nutrientes, fornecendo uma alternativa mais saudável e saborosa. Isso porque a batata-doce é considerada um carboidrato rico em vitaminas do complexo B, assim como em minerais essenciais.

10. Água aromatizada

Uma opção refrescante e saudável para se manter hidratado. “Acrescentar ervas, frutas e legumes torna a bebida mais atrativa e nutritiva, já que as propriedades benéficas dos alimentos passam para a água”, explica a nutricionista Graziela Maia. 

Catarina Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.