Aprenda a fazer ovos de Páscoa trufados

Aprenda a fazer ovos de Páscoa trufados
Faça ovos Páscoa trufados em casa (Foto: Shutterstock)

Confira três receitas deliciosas de ovos de chocolate recheados

A Páscoa está chegando! E que tal preparar você mesmo os ovos de chocolate para trocar com amigos e familiares? Veja a seguir três receitas de ovos recheados. Além disso, essas receitas servem como base para outras, as opções de recheio podem ser adaptadas de acordo com o seu gosto.

> Aprenda a fazer ovo de Páscoa de colher e aumente a sua renda

Ovo de Páscoa trufado

Ingredientes

  • 450g de chocolate meio amargo
  • 100g de chocolate branco
  • Forma para ovo de Páscoa de 350g
  • Papel-alumínio 
  • Água

Recheio de trufa

  • 250 g de chocolate ao leite
  • 1/4 de xícara de chá de cacau em pó
  • 2 1/2 colheres de sopa de creme de leite
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de sopa de glucose (xarope de milho)
  • 1 colher de chá de essência de amêndoas
  • 1 colher de sopa de conhaque ou whisky (opcional)

Modo de preparo

Recheio de trufa

Separe uma panela com água para o banho-maria. Leve ao fogo alto até ferver. Reduza para o fogo baixo. Coloque o chocolate picado num recipiente e derreta em banho-maria. Mexa o chocolate com uma espátula até derreter e reserve. Junte o cacau em pó, o creme de leite, a manteiga, a glucose, a essência de amêndoas e o conhaque em outro recipiente e leve ao banho-maria. Acrescente a pasta de cacau ao chocolate derretido reservado. 

Misture bem o recheio até obter uma pasta homogênea e consistente. Leve o recheio à geladeira por cerca de 1 hora. No momento de rechear o ovo, retire a trufa da geladeira e espere amolecer um pouco. Separe a massa em 2 porções. Se for preciso, aperte com as mãos a massa de trufa para ficar mais maleável. Coloque a massa sobre uma superfície limpa e lisa e abra com um rolo. Retire a massa com a ajuda de uma faca. Reserve até o momento de rechear o ovo.

Técnica de temperagem

Uma têmpera bem feita é a garantia de um chocolate firme, brilhante e resistente às oscilações de temperatura. Para auxiliar o resfriamento, passe o chocolate derretido para um refratário limpo e seco. Mexa para que resfrie por igual, até atingir a temperatura ideal para moldagem:

  • Chocolate ao leite: 29; 
  • Branco: 30º;
  • Meio amargo: 31º.

Coloque uma pequena porção de chocolate sob os lábios. Ele deve transmitir a sensação de frio. Em dias quentes, coloque o refratário com chocolate dentro de outro com um pouco de água fria. Atenção: não utilize gelo ou água gelada, pois o resfriamento deve ser lento.

> 4 receitas doces para não sair da dieta

Casca do ovo

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e tempere. Depois, coloque 3 colheres de sopa de chocolate derretido dentro de cada forma. Com a própria colher, espalhe o chocolate, do centro para fora, cobrindo toda a cavidade da forma. Escorra o excesso de chocolate da forma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido. 

Desvire a forma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca sem serra. Cubra uma tábua com papel alumínio e coloque a forma com a superfície plana voltada para baixo. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos. 

Retire a forma da geladeira e repita o procedimento acima formando mais uma camada de chocolate. Após a segunda camada, retire a forma da geladeira e aplique a pasta de trufa sobre cada metade do ovo. Aperte delicadamente a massa de trufa contra a parede de chocolate. Retire o excesso das bordas e limpe a superfície da forma com a espátula, ou uma faca sem serra. Leve a forma novamente à geladeira. 

Enquanto o ovo resfria, derreta em banho-maria e tempere o chocolate branco. Retire o ovo trufado da geladeira, vire a forma para cima e acrescente 3 colheres de sopa de chocolate branco em cada metade. Repita o procedimento anterior para fazer mais uma camada de chocolate branco. Limpe novamente as bordas da forma com uma faca. 

Depois da última camada, deixe a forma na geladeira (sobre uma tábua forrada com papel alumínio) com a superfície plana virada para baixo. Espere cerca de 10 minutos até que se formem bolhas de ar e o ovo comece a desprender-se da forma. Retire da geladeira e deixe o ovo sobre a tábua até que se desprenda da forma. Remova a forma e deixe o ovo secando por cerca de 12 horas, num ambiente seco e arejado. 

Após a secagem do ovo, embrulhe cada metade com papel alumínio, próprio para bombons (papel chumbo). Recheie o ovo com bombons de sua preferência, junte as metades e finalize com papel celofane. Amarre uma fita e guarde em ambiente seco e arejado.

> Benefícios do chocolate para a saúde

Ovo trufado de morango

Ingredientes

  • 400 g de chocolate ao leite
  • 300 g de chocolate branco
  • 2 colheres de chá de pó para sorvete sabor morango
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite
  • Forma para ovo de Páscoa

Modo de preparo

Casca do ovo

Derreta o chocolate ao leite em banho-maria e tempere-o. Coloque 150 g de chocolate derretido em cada lado da forma. Com uma colher, espalhe o chocolate, do centro para fora, cobrindo toda a cavidade da forma. Escorra o excesso de chocolate da forma virando-a sobre o recipiente com o chocolate derretido. 

Desvire a forma e limpe o excesso de chocolate das bordas passando uma espátula ou uma faca sem serra. Cubra uma tábua com papel alumínio e coloque a forma com a superfície plana voltada para baixo. Leve à geladeira e espere endurecer para colocar a trufa de morango.

Trufa

Derreta o chocolate branco em banho-maria, acrescente o conhaque, o mel e o pó para sorvete. Acrescente cuidadosamente o creme de leite para que não fique uma massa homogênea pastosa. Passe essa trufa dentro de cada metade do ovo e cubra-a com o restante do chocolate ao leite. Coloque para acabar de secar na geladeira e, depois, embrulhe o ovo.

> 4 receitas de sobremesas na taça

Ovo branco trufado de limão

Ingredientes

Trufa

  • 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 300 g de chocolate branco para cobertura
  • 1/4 de xícara de chá de suco de limão
  • Raspas de casca de 1 limão

Ovo

  • 500 g de chocolate branco para a cobertura
  • Raspa de casca de 1 limão
  • Forma para ovo de de Páscoa 500 g

Modo de preparo

Trufa

Em uma panela, esquente o creme de leite até começar a ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate branco picado, misturando bastante para ficar uniforme e cremoso. Acrescente o suco e as raspas de limão, misture e deixe esfriar.

Casca do ovo

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente as raspas de limão. Coloque o chocolate na forma, espalhando com a ajuda de um pincel. Leve os ovos à geladeira até secar. Retire-os da geladeira e repita este procedimento por duas vezes. Deve ficar uma camada média de chocolate. Quando estiver bem seco, coloque o recheio da trufa de limão. Deixe uma distância de um centímetro sobrando nas bordas. Para o recheio ficar firme, deixe o chocolate na geladeira por cerca de cinco minutos. Espalhe mais três camadas finas de chocolate, levando para refrigerar entre uma e outra aplicação. Raspe as bordas para retirar o excesso. Desenforme as metades e estará pronto.

Confira mais receitas de doces e sobremesas!

Redação EdiCase

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *