Os dias de calor intenso exigem cuidados redobrados com a hidratação do corpo, pois, neste período, é comum o organismo perder inúmeros eletrólitos por meio do suor e da urina que precisam ser repostos. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não é somente a água que pode desempenhar essa função.
“Todo o nosso organismo é composto por líquidos e fluidos que ajudam a manter o corpo em uma temperatura confortável. As proteínas, bem como enzimas e hormônios existentes no nosso organismo, são sensíveis ao calor excessivo e, por isso, desnaturam e perdem sua função que é essencial para nos mantermos vivos”, diz a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela.
Importância de cuidar do corpo nos dias de calor
O consumo de líquidos, frutas, água de coco e isotônicos em pequenas porções divididas em várias vezes ao dia é fundamental no calor intenso. Além do uso de roupas confortáveis, é preciso haver pausa para descanso, bem como observar atentamente a cor e o volume da urina.
“Urina volumosa e clara é sempre um bom sinal, enquanto a urina escura e com pouco volume pode ser um alerta, principalmente para crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis. Parece simples, mas desidratação é muito grave e pode até matar”, afirma a médica.
A seguir, a Dra. Ana Luisa Vilela ensina uma receita de isotônico caseiro e natural para ser consumido. Confira!
Isotônico com mel e limão
Ingredientes
- 500 ml de água filtrada
- 1 colher de café de sal
- 3 colheres de chá de mel
- Suco de 1/2 limão
Modo de preparo
Em uma jarra, coloque todos os ingredientes e misture até ficar homogêneo. Leve à geladeira para gelar e consuma pequenas porções ao longo do dia.
Por Mayra Barreto