4 casos em que o passeio com o gato é recomendado

4 casos em que o passeio com o gato é recomendado
Em alguns casos, gatos precisam de passeios diários (Imagem: PERO studio | Shutterstock)

A questão sobre a necessidade de passeios diários para felinos é um tema recorrente entre os tutores. Enquanto os cães são frequentemente associados a caminhadas diárias, a rotina de passeio para os bichanos é menos óbvia. No entanto, essa é uma prática que pode oferecer benefícios à saúde do animal de estimação.

“Passear com um gato pode oferecer novos estímulos sensoriais, como cheiros e sons. Por outro lado, como cada animal se difere do outro. Existem casos específicos em que o próprio gatinho gosta de dar uma volta por aí; ele sai de casa, sempre na coleira e acompanhado do seu tutor, com tranquilidade, e acaba até se divertindo. Porém, para outros bichanos, a situação pode ser muito estressante e, se isso acontecer, o melhor é não tentar passear com ele novamente”, comenta Wagner Brandão, comportamentalista animal

Veja, a seguir, os cenários em que os passeios diários se tornam uma necessidade para os felinos, conforme explicado por Wagner Brandão.

Receba as novidades sobre Saúde e Bem-estar, Astrologia, Beleza, Culinária e muito mais!

1. Gatos que vivem em apartamentos

Se um gato vive em um apartamento sem acesso a um jardim seguro ou espaço externo, passeios controlados podem ajudar a satisfazer seu desejo de explorar e fornecer estímulos mentais e físicos adicionais.

Gato preto e branco deitado na grama
Gatos com muita energia podem se beneficiar dos passeios (Imagem: NV – Studio | Shutterstock)

2. Gatos com excesso de energia

Alguns felinos têm níveis de energia muito altos e podem se beneficiar de passeios para gastá-la.

3. Gatos obesos

Gatos com sobrepeso podem ter passeios regulares inclusos em um plano de perda de peso saudável, por exemplo, desde que estes sejam introduzidos gradualmente e os animais se mostrem confortáveis com a ideia.

4. Vivendo em áreas urbanas

Em áreas urbanas, onde é mais difícil proporcionar ambientes externos seguros para os bichanos, passeios podem ser uma maneira de dar aos gatos uma experiência ao ar livre controlada.

Cuidados antes do passeio com o gato

No entanto, é importante notar que nem todos os pets gostam de passear, e alguns podem ficar estressados ou ansiosos com a experiência. “Antes de começar a passear com seu gato, certifique-se de que ele está confortável com a ideia e use um equipamento adequado, como coleira e guia específicas para gatos. Além disso, se perceber que o gato não está confortável com essa situação e ele começar a miar alto, ou até mesmo tentar te arranhar, não insista no passeio”, finaliza Wagner Brandão.

Por Alice Veloso

Redação EdiCase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.