5 clássicos do cinema para assistir no Prime Video

5 clássicos do cinema para assistir no Prime Video
Clássicos do cinema marcaram gerações e inspiram novas produções (Imagem: Reprodução digital | A24)

Se você é apaixonado por cinema, sabe que sempre surgem novos filmes que se destacam por sua estética, direção, atuação e, claro, narrativa envolvente. No entanto, mesmo algumas obras sendo muito premiadas, a sua popularidade entre o público difere.

Isso porque a apreciação dos clássicos do cinema depende, muitas das vezes, do gosto pessoal, que leva alguns espectadores, acostumados com os recursos modernos, a considerarem as técnicas cinematográficas, narrativa e efeitos visuais datados ou pouco acessíveis.

Apesar disso, as tradicionais produções continuam sendo valorizadas por sua influência histórica e qualidade e merecem ser relembradas. Por isso, confira 5 clássicos do cinema para você aproveitar no Prime Video!

1. Ben-Hur (1959)

Protagonista Ben-Hur conversando com um romano no filme 'Ben-Hur'
‘Ben-Hur’ é baseado em questões bíblicas (Imagem: Reprodução digital | Loews Cineplex Entertainment)

Primeiro filme a conquistar 11 Oscars na história do cinema, ‘Ben-Hur’ faz parte dos clássicos atemporais que não poderia faltar nesta lista. Abordando questões bíblicas, a produção é conhecida por suas impressionantes cenas de ação, efeitos visuais inovadores para a época e temáticas profundas de redenção e perdão.

Baseada no romance hormônio de Lew Wallace, a obra gira em torno de Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um nobre judeu traído por seu amigo romano, Messala (Stephen Boyd), e enviado para a escravidão devido a divergências políticas.

Durante a jornada, Ben-Hur enfrenta desafios épicos enquanto busca vingança contra o antigo amigo. Mas o destino pode ser generoso com o protagonista, com uma oportunidade única de retaliar a injustiça sofrida.

2. Gigi (1958)

Gigi do filme 'Gigi' sentada com as mãos no rosto
‘Gigi’ conta a história de uma jovem parisiense apaixonada por um playboy galanteador (Imagem: Reprodução digital | Metro-Goldwyn-Mayer)

Dirigido por Vincente Minnelli e baseado na novela de mesmo nome de Colette, esse romance musical foi indicado a 9 Oscars e venceu em todas as categorias que concorria, sendo consagrado como melhor filme, diretor, roteiro adaptado, direção de arte, fotografia colorida, figurino, edição, canção original e trilha sonora. Não é à toa, o longa é conhecido até hoje por sua elegância e estilo romântico.

Ambientando em Paris no início do século XX, a produção narra a história de Gigi (Leslie Caron), uma jovem parisiense treinada por sua tia e avó para se tornar uma cortesã elegante. No entanto, o destino da jovem muda quando ela se apaixona por Gaston (Louis Jourdan), um playboy que não está interessado em compromisso.

A partir daí, a protagonista vive um romance platônico com o galanteador, mas, ao amadurecer, percebe que a história de amor pode não ser tão bela quanto ela imaginava e se recusa a ser amante do homem. Então, ele precisa escolher entre ela e o seu estilo de vida.

3. Titanic (1998)

Rose e Jack no filme 'Titanic'
‘Titanic’ é um dos filmes de romance que se consagrou por ganhar 11 Oscars (Imagem: Reprodução digital | 20th Century Studios, Paramount Pictures e Paramount Home Media Distribution)

Um dos maiores clássicos do cinema, ‘Titanic’ é um filme épico que marcou, e segue marcando, a história de gerações. Responsável por arrancar lágrimas de boa parte de seus espectadores, a produção recebeu 14 indicações ao Oscar e ganhou 11 delas. Além do consagrado prêmio, o filme também foi reconhecido em diversas categorias em diferentes premiações, como o ‘MTV Movie Award: Melhor Filme’ e o ‘Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora’.

Ambientada sobre o plano de fundo do naufrágio real do Titanic, em 1992, a trama é centrada no romance de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um jovem artista, e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), uma socialite, que se apaixonam perdidamente e vivem um amor proibido. No entanto, uma iminente tragédia marítima interrompe a relação do casal, que vive um pesadelo: o naufrágio do navio.

4. Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Protagonista do filme 'Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' segurando uma espada
‘Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ é uma das maiores obras-primas já produzidas do gênero fantasia (Imagem: Reprodução digital | Warner Bros. Pictures, New Line Cinema e Metro-Goldwyn-Mayer)

Um grande sucesso das premiações, especialmente na 76ª edição do Oscar, em 2004, em que ganhou 11 prêmios, igualando-se a ‘Ben-Hur’ e ‘Titanic’, o filme é uma das melhores obras-primas já produzidas do gênero fantasia/aventura e consagrou a sua trilogia como uma das mais aclamadas da história do cinema.

Na obra, dirigida por Peter Jackson, a história continua com a jornada de Frodo Baggis (Elijah Wood) na tentativa de destruir Um Anel e impedir que Sauron conquiste a Terra-Média. Enquanto ele enfrenta desafios cada vez mais perigosos, seus amigos se unem para enfrentar a iminente batalha contra as forças das trevas. O filme culmina na grande guerra de Gondor e na luta decisiva para destruir o Um Anel no Monte da Perdição.

5. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

Personagem Evelyn do filme 'Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo'
‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ entrou para a história do cinema por ser um dos filmes mais premiados dos últimos tempos (Imagem: Reprodução digital | A24)

Do gênero ficção científica/aventura, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ entrou para a história do cinema ao se tornar o filme mais premiado dos últimos tempos, segundo informações do IGN. O recorde pertencia ao filme ‘Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’, com 101 prêmios, mas passou a obra após atingir a marca de 165 prêmios.

Na trama, o espectador acompanha a história de uma sobrecarregada imigrante chinesa, Evelyn Wang (Michelle Yeoh), que, com a sua lavanderia quase falindo e um marido covarde, luta para lidar com as dificuldades da vida, incluindo um relacionamento conturbado com o pai. Para piorar a situação, a protagonista também tem que lidar com um encontro com a burocrata Deirdre (Jamie Lee Curtis), auditora da Receita Federal.

Mas, enquanto enfrenta a personalidade severa da agente, Evelyn encontra uma inexplicável fenda no multiverso, que oferece uma oportunidade para a jovem explorar novas oportunidades em universos paralelos. Assim, ela parte rumo a uma aventura, em que também precisa lidar com dificuldades ainda maiores do que já estava acostumada: salvar o mundo e impedir que uma entidade maligna destrua as camadas entre o espaço-tempo.

Vitoria Rondon

Jornalista formada pela FIAM-FAAM | FMU e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade São Judas. Apaixonada por este campo desde a adolescência, vem construindo sua trajetória nesse universo inspirador. Atualmente, atua na EdiCase produzindo textos sobre uma ampla variedade de temas. É fascinada pelo poder das palavras e pela capacidade da comunicação de transformar e conectar pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.